Em sua 10ª edição o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma sessão simultânea e gratuita de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 230 cidades do País e Caçador está inserida nas comemorações com sessões ocorrendo no Museu do Contestado. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
O objetivo do projeto é proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas, além de facilitar a inclusão e o acesso da população à cultura.
Busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br. Este é o maior evento simultâneo do gênero no País e outros30 países também participarão, como Portugal, França, Estados Unidos, Bulgária, Grécia e Coréia do Sul.
Em 2013 foram inscritos 115 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial. O DIA faz um panorama da animação brasileira. Além das exibições da mostra oficial acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento como mostras infantis, internacionais, sessões especiais para pessoas com deficiência auditiva, visual e também oficinas, debates, palestras e exposições. A Mostra Nacional de filmes brasileiros será enviada a vários países como parte do intercâmbio de filmes para as comemorações do International Animation Day.
No site do Dia Internacional da Animação, no mês de outubro será exibida a Sessão Ambiental, seleção de filmes com temáticas voltadas a preservação da natureza e ecologia. Este ano a Mostra Nacional Oficial receberá novamente a audiodescrição e pela primeira vez a Janela de Libras, possibilitando a exibição desta sessão de filmes para pessoas com deficiência visual, auditiva, síndrome de Down e autismo.
Em Caçador o Dia Internacional da Animação que acontece no Museu do Contestado têm como promotores o Cine Clube Independente e Associação de Amigos do Museu do Contestado com apoio da Prefeitura Municipal de Caçador e Fundação Municipal de Cultura. As sessões acontecem na Sala de Atividades Temporárias onde é realizado o Projeto Cinema no Museu.
Programação para a semana
Dia 28 de outubro (2ª feira) – Abertura do Dia Internacional da Animação com sessão às 19h30h. Mostra Internacional – duração 1h.
Dia 29 de outubro (3ª feira) – Sessões às 9h e às 14h, com mostra Infantil – duração 1h.
Dia 30 de outubro (4ª feira) – Sessões às 9h e às 14h, com mostra Infantil – duração 1h.
Dia 31 de outubro (5ª feira) – Sessões às 9h da manhã e às 14h, com mostra Infantil – duração 1h.
Dia 01 de novembro (6ª feira) – Sessões às 9h e às 14h, com mostra Infantil – duração 1h. Também sessão às 20h com mostra Nacional – duração 1h.
Agendas para escolas pelo telefone 3567-1582 – Museu do Contestado (turmas no máximo de 45 alunos)








