Notícias de Caçador e Região

Caçador na lista das cidades de SC que poderá receber escolas cívico-militares

Caçador está na lista das 13 cidades de Santa Catarina que poderá receber uma escola cívico-militar. Por enquanto, apenas 3 cidades já foram confirmadas: Biguaçu, Chapecó e Itajaí.

Entretanto, por ter demonstrado interesse em participar do Programa do Governo Federal, Caçador poderá ser contemplada, em breve. Esta decisão é tomada pelos gestores do Programa e as cidades tinham a opção de se inscrever, de forma voluntária.

Modelo

De acordo com o MEC, os militares atuarão na disciplina dos alunos, no fortalecimento de valores éticos e morais, e na área administrativa, no aprimoramento da infraestrutura e organização da escola e dos estudantes. As questões didático-pedagógicas continuarão atribuições exclusivas dos docentes, sem sobreposição com os militares, e serão respeitadas as funções próprias dos profissionais da educação, que constam na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A implantação das escolas cívico-militares vai ocorrer preferencialmente em regiões que apresentam situação de vulnerabilidade social e baixos índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as premissas do programa estão a contribuição para a melhoria do ambiente escolar, redução da violência, da evasão e da repetência escolar.

Veja Também
Comentários
Loading...