Notícias de Caçador e Região

Caçador já registrou mais de 130 multas por som alto em veículo neste ano

Veículo com som alto perturba o sossego, incomoda e é, infelizmente, um problema comum no trânsito. Neste ano, em Caçador, já foram aplicadas 136 autuações pela Polícia Militar até esta sexta-feira, 26, segundo dados do setor de trânsito do 15º Batalhão de Polícia Militar.

Conforme a Resolução 624 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é proibida a utilização de equipamento que produza som audível pelo lado externo do veículo, independentemente do volume ou frequência. Não é necessário abordar o condutor e nem utilizar medidor de decibéis para aplicar a autuação.

Quem abusa no volume do som do carro estará cometendo uma infração de trânsito grave, com aplicação de multa, cinco pontos na carteira, além de retenção do veículo para regularização. Dependendo do caso, também pode ocorrer uma contravenção penal e ser aplicado um Termo Circunstanciado.

Além do desconforto e incômodo causados pelos ruídos excessivos, o som alto de um carro é considerado poluição sonora e problema de saúde pública, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Polícia Militar de Caçador está diariamente nas ruas fiscalizando esse tipo de infração e pede a colaboração dos motoristas para que respeitem as leis de trânsito e os demais condutores.

Som alto não é legal! Respeite o sossego público.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.