Caçador iniciou, nesta segunda-feira, 12, a campanha de Vacinação contra a Gripe. O cronograma da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho.
A primeira, que começa nesta segunda e se estende até o dia 10 de maio, e é destinada a crianças com idade a partir de 6 meses a menores de seis anos, trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).
A partir do dia 11 de maio será a vez dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e dos professores das redes pública e privada, que somam mais 7,8 milhões de pessoas.
Já a terceira etapa começa em 9 de junho, alcançando 5,1 milhões pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
ATENÇÃO! VACINA DA GRIPE E DA COVID-19
Como duas campanhas de vacinação serão feitas simultaneamente neste ano (gripe e covid-19), a orientação do Ministério da Saúde é que a vacinação contra a covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários.
Com isso, a população- alvo da vacinação contra gripe que ainda não recebeu doses contra a covid-19 deve receber antes a vacina covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
A ação de imunização contra a gripe é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença. Portanto, deve ser mantida, apesar de todos os desafios frente à circulação da covid-19.
ONDE SE VACINAR
Postos de Saúde Central, Santa Catarina, Municípios, Bom Sucesso, Taquara Verde, Berger, Martello e Caic.
ENTENDA
– De 12 de abril a 10 de maio (1ª fase)
Crianças com idade a partir de 6 meses a menores de seis anos;
Trabalhadores da Saúde;
Indígenas;
Gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).