Search
Close this search box.

Caçador está entre os municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti em SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) divulgou nesta quarta-feira, 22, o boletim número 4 referente à situação da vigilância entomológica do Aedes aegypti e os registros epidemiológicos da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus. Os dados são da Semana Epidemiológica (SE) número 6, que compreende o período de 1° de janeiro a 11 de fevereiro deste ano. Neste período de 01/01 a 11/02 de 2017 foram identificados 1.475 focos do mosquito Aedes aegypti, em 85 municípios. No mesmo período em 2016, haviam sido identificados 1.531 focos em 91 municípios.

>>> Acesse aqui o boletim completo.

Atualmente existem 53 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina. Comparando com o boletim anterior (n°03/2017), divulgado no dia 28 de janeiro, houve a inclusão do município de Navegantes na relação de municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti.

Em outros 41 municípios foram identificados focos do mosquito Aedes aegypti, e em 201 não houve identificação de focos até o momento. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.

Municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Santa Catarina, 2017.

 

Águas de Chapecó Descanso Nova Itaberaba São José do Cedro
Anchieta Florianópolis Novo Horizonte São Lourenço do Oeste
Balneário Camboriú Guaraciaba Palma Sola São Miguel do Oeste
Bandeirante Guarujá do Sul Palmitos Santo Amaro da Imperatriz
Bom Jesus Itajaí Passo de Torres Saudades
Caçador Itapema Pinhalzinho Seara
Caibi Itapiranga Planalto Alegre Serra Alta
Camboriú Ipuaçu Princesa Sul Brasil
Campo Erê Joinville Porto União União do Oeste
Catanduvas Jupiá Quilombo Xanxerê
Chapecó Maravilha São Bernardino Xaxim
Coronel Freitas Modelo São Carlos  
Coronel Martins Navegantes São Domingos  
Cunha Porã Nova Erechim São José  

Fonte: DIVE/SES/SC (Atualizado em 11/02/2017)

Dengue

No período de 01 de janeiro a 11 de fevereiro de 2017 foram notificados 640 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 491 (77%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 149 (23%) casos são considerados suspeitos, e estão em investigação pelos municípios, aguardando resultados laboratoriais. Até o momento, nenhum caso de dengue foi confirmado no estado

Na comparação com o mesmo período de 2016, quando foram notificados 2.376 casos, observa-se uma redução de 271% na notificação de casos em 2017 (640 casos notificados). Já em relação aos casos confirmados, enquanto em 2017 até o momento nenhum caso de dengue foi confirmado no estado, no mesmo período em 2016 haviam sido confirmados 678 casos.

Febre de chikungunya

No período, foram notificados 91 casos de febre de chikungunya em Santa Catarina. Desses, 61 (67%) foram descartados e 29 (32%) permanecem como suspeitos. Até o momento, somente um caso foi confirmado (importado), em um residente no município de Florianópolis que adquiriu a doença em outro estado (Pará).

Zika vírus

No período, foram notificados 19 casos de febre do zika vírus em Santa Catarina, sendo que 7 casos (37%) foram descartados e 12 (63%) permanecem em investigação.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp