Notícias de Caçador e Região

Caçador é excluída do Mapa de Turismo de Santa Catarina

Caçador foi uma das cinco cidades excluídas do Mapa do Turismo de Santa Catarina. O Ministério do Turismo divulgou no dia 12 de julho que Santa Catarina tem 184 cidades com potencial turístico, classificadas no Mapa do Turismo. Além de Caçador, outros quatro cidades também foram retiradas do mapa, são elas Capinzal, Curitibanos, São José do Cedro e Siderópolis.

De acordo com o Ministério do Turismo, no mapa de 2013, 132 municípios foram listados. A diferença dos 52 municípios se deu pela inclusão de 57 cidades e exclusão de outras cinco.

Conforme Valdir Walendowsky, presidente da Santur, órgão responsável pela promoção de turismo no estado, as cidades elencadas com potencial turistico atenderam a critérios como a existência de leitos para hospedagem e orçamento específico para o turismo, entre outras questões.

“Elas tiveram que atender às condições técnicas exigida pelo Ministério do Turismo. Foram feitas pesquisas impostas pelo ministério e as que estavam dentro dos padrões foram qualificadas”, disse Walendowsky.

Classificação será avaliada para investimento
Conforme a Santur, ainda não há um plano de investimento para as cidades que entraram no mapa, mas a classificação delas permitirá que elas participem de discussões nas esferas estadual e federal.

“O ranking será útil para rediscutir, gerar uma nova discussão da politica de regionalização e de investimentos regionais”, afirmou.

Só SC e PA cresceram
Apenas Santa Catarina e o Pará registraram aumento do número de cidades listadas com potencial turístico.

“Esse crescimento de municípios no Mapa mostra que no nosso estado a politica de regionalização está evoluindo, principalmente a política de turismo”, disse o presidente da Santur.

Ainda segundo ele, o mapa também será um balizador para o turista, que vai ter como saber qual o nível de desenvolvimento do turismo para programar-se para ir até a região. O potencial turístico varia de A a E.

“O turismo é muito dinâmico. Essa classificação também mostra ao turista o quanto um local tem investimento e infraestrutura para se programar”, disse Walendowsky.

Veja as 57 cidades incluídas no Mapa do Turismo 2016

Abelardo Luz
Agrolândia
Agronômica
Alfredo Wagner
Alto Bela Vista
Apiúna
Atalanta
Aurora
Balneário Rincão
Braço do Trombudo
Caibi
Campo Belo do Sul
Campos Novos
Canelinha
Celso Ramos
Chapadão do Lageado
Cocal do Sul
Correia Pinto
Dona Emma
Ermo
Formosa do Sul
Frei Rogério
Guabiruba
Iporã do Oeste
Ipumirim
José Boiteux
Laurentino
Maravilha
Meleiro
Mirim Doce
Mondaí
Morro Grande
Ouro
Papanduva
Passos Maia
Pedras Grandes
Planalto Alegre
Presidente Getúlio
Presidente Nereu
Rio do Oeste
Salete
Santa Rosa do Sul
Santa Terezinha
Santiago do Sul
São João Batista
São João do Itaperiú
São João do Sul
São Lourenço do Oeste
Taió
Tangará
Treze de Maio
Trombudo Central
Turvo
União do Oeste
Vargeão
Vidal Ramos
Zortéa
wpp

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.