O município de Caçador, por meio da coordenação de Educação Especial, da Secretaria de Educação, foi selecionado para participar da Formação em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Foram 45 inscritos a nível nacional e Caçador foi o único município do Sul do Brasil selecionado.
As escolas escolhidas no município para desenvolver os Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) foram a Henrique Júlio Berger e Hilda Granemann de Sousa.
“Este programa, na seleção, procura o comprometimento com a educação, por parte das unidades escolares. Nós, da Secretaria de Educação, por meio da coordenação de Educação Especial, estamos abraçando o processo do desenvolvimento dos estudantes, com o objetivo de uma educação para todos”, enfatiza a secretária de Educação, Lenira Carneiro.
A secretária destaca que a educação deve ser repassada em diferentes metodologias. “Acredito que a busca pelo conhecimento tem que ser contínua e, acima de tudo, articulada e integrada com as diferentes metodologias, para que se possa consolidar as conquistas e os avanços nas aprendizagens e, no desenvolvimento da autonomia dos estudantes com e sem deficiência”, afirma.
A Coordenação de Educação Especial enfatiza que no ambiente escolar, o trabalho colaborativo, a formação continuada e o preparo de materiais didáticos pedagógicos acessíveis, possibilitam a interação e a participação dos professores no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes com ou sem deficiência.
Agora, cada uma das escolas será representada por um gestor escolar, um professor regente, e um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Os participantes estarão nos encontros remotamente, desenvolvendo um projeto autoral por escola, que inclui a confecção de um MPA com tecnologia.