Escuridão
Não é de hoje e nem deste Governo que abordo a questão da escuridão nas vias públicas de Caçador. Só que neste ano, parece que a coisa ficou pior, bem pior. Ruas inteiras estão (ou estavam) escuras, causando perigo para quem andava a pé.
O motivo: os aumentos na tarifa de energia elétrica por parte do Governo Federal que oneraram os cofres públicos, fazendo com que a Prefeitura não tivesse mais como pagar as manutenções, instalando o verdadeiro caos na iluminação pública.
Cito o exemplo de uma empresa que fez seu planejamento para o ano baseado em aumentos de acordo com a inflação. Mas, acaba sendo surpreendida por um aumento bombástico de quase 100% em um determinado produto.
Foi isso que aconteceu com a Prefeitura. Existe um planejamento para o gasto público anual. Mas não se esperava, de forma alguma, que a energia elétrica fosse ter aumentos exorbitantes, que ultrapassaram os 95%. Pior: como já estava definido o valor da taxa de iluminação pública, que paga as manutenções, não foi possível e nem era de interesse do prefeito Beto Comazzetto, reajustar durante o ano.
Com isso, sem dinheiro para manutenção, não estava sendo possível pagar a empresa responsável pela substituição das lâmpadas, causando todo problema que vimos em várias ruas.
Mas, devido a um enxugamento nas contas, foi possível fazer economias para que o problema fosse resolvido. O vereador Valmor de Paula, líder do prefeito na Câmara, trouxe a boa notícia na sessão desta segunda-feira, 23.
Há alguns dias uma intensa operação para iluminar novamente Caçador foi desencadeada e deve se prolongar nos próximos dias até que todas as ruas voltem ao normal e tenham iluminação.
Homenagem
Presidente do Conselho Consultivo do Maicé, Leonir Tesser, recebeu, na noite desta segunda-feira, 23, a Comenda do Legislativo Catarinense em Florianópolis. A indicação foi do deputado Valdir Cobalchini.
Tesser fez questão de ressaltar que a homenagem é extensiva a todos que estão trabalhando juntos na causa do Maicé, o hospital do Bem.