Notícias de Caçador e Região

BRK destaca a relação entre as questões ambientais e os serviços de saneamento

A BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Caçador, vem se preparando para o início do processo de implantação do Sistema Público de Esgotamento Sanitário para toda a população de Caçador. O avanço, mais que necessário, trará condições de mais desenvolvimento econômico, qualidade de vida e também diversos benefícios ao meio ambiente em toda cidade.

Junho é o mês mundial do Meio Ambiente. A data de 5 de junho foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de relembrar as pessoas da necessidade de preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais. No início desse mês, a concessionária participou de ações de conscientização chamando a atenção para a questão ambiental e buscando estimular o compartilhamento de hábitos mais saudáveis e sustentáveis.

Para a BRK, a preservação ambiental é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações e, por isso, a companhia destaca não só a importância da participação ativa nessas ações voltadas às questões ambientais – que ligadas aos avanços dos indicadores de saneamento, transformam e impactam na qualidade de vida e saúde da população – mas, também, a relação dos serviços de saneamento com a preservação do meio ambiente.

Enquanto uma residência permanece não ligada a uma rede de esgoto, os efluentes são despejados diretamente nos rios, lagos e oceanos, poluindo fontes de captação de água e contribuindo para a propagação de doenças. Em função disso, o tratamento de esgoto tem, além de impactos sociais, diversas consequências ambientais diretas para a população como um todo.

Os serviços de saneamento básico estão também relacionados ao controle e distribuição dos recursos básicos, como o tratamento e abastecimento de água, a coleta e o destino adequado do esgoto e do lixo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 1 real investido em saneamento básico, outros 4 reais são economizados no sistema de saúde. Além disso, segundo dados do Instituto Trata Brasil, o acesso à coleta de esgoto e água tratada reduz em até 6,8% o atraso escolar, e aumenta em até 13,3% a produtividade de um trabalhador. Outros segmentos importantes também são alcançados, por exemplo: residências com acesso à rede de esgoto têm valorização média de até 18% no valor dos imóveis; e o acesso ao saneamento beneficia o meio ambiente, protegendo e/ou recuperando a fauna e a flora próxima aos rios.

A falta desse importante serviço também pode gerar inúmeros problemas de saúde para a população, principalmente para as mulheres, pois segundo o estudo ‘O Saneamento e a Vida da Mulher Brasileira’, produzido pela BRK e conduzido pela Ex Ante Consultoria Econômica, a população feminina prejudicada pela falta de água tratada, passou em 3 anos de 15,2 milhões para 15,8 milhões, com a ausência do serviço regular afetando 24,7 milhões. Já o índice de mulheres sem banheiro em casa cresceu 56,3% no acumulado do período, passando de 1,6 milhão para 2,5 milhões.

Existem ainda doenças que podem estar relacionadas à falta de saneamento básico, como: disenteria, giardíase, amebíase, gastroenterite, leptospirose, peste bubônica, cólera, poliomielite, hepatite infecciosa, febre tifoide, malária, ebola e sarampo.

Compreendendo a relação do meio ambiente com os serviços da concessionária e a importância do tema, a BRK, procura conscientizar seus clientes sobre a preservação do meio ambiente. Isso ocorre em suas comunicações, metas de desenvolvimento e na forma como a empresa realiza os seus negócios.

Para saber mais sobre como o BRK relaciona a sustentabilidade e o meio ambiente com sua estrutura de negócio, além de ter acesso a uma série de conteúdos educativos sobre esses temas, basta acessar a plataforma dedicada da empresa em: sustentabilidade.brkambiental.com.br/ambiental

Além de informações pertinentes, lá existem artigos com diversos temas relacionados ao saneamento, infográficos coloridos e informativos, vídeos, publicações recheadas de histórias, e também jogos imperdíveis, tanto para imprimir, quanto para brincar online.

 

 

Veja Também

Comentários estão fechados.