Notícias de Caçador e Região

Bombeiros Voluntários: 48 anos servindo a população de Caçador

Há exatos 48 anos, uma semente foi plantada em Caçador. Ali nascia os Bombeiros Voluntários. Na época, criado apenas para combater incêndio em residência, que na época eram muitos, a entidade foi crescendo até se tornar o que é hoje.

A criação dos Bombeiros Voluntários foi a partir do idealismo de um grupo de cidadãos caçadorenses, A reunião de fundação, que aconteceu no salão nobre da Prefeitura, contou com a presença do então prefeito Ardelino Grando e de outros abnegados cidadãos como: ErazineFreibergr, Alfieri Freibergr. Elvide Zir, Armindo Bombassaro, Márcio Soares, Nivaldo Detroz, Guido Graeff, Taylor Tosetto, Renato Zanti e Rogério Fernandes.

No início as dificuldades eram muitas. Os trabalhos preliminares da corporação foram efetuados com abnegados esforços dos seus integrantes, pois não possuíam ainda uma sede própria e contavam com apenas uma viatura de propriedade da Prefeitura, que além de ser utilizada no combate a incêndios, também servia a toda a comunidade. Neste local a sede permaneceu durante cerca de três anos, período em que não faltou empenho e dedicação dos seus integrantes, cerca de 12 bombeiros voluntários, que não mediam esforços para o desenvolvimento da entidade.

Como resultado desses esforços, além da instalação da nova sede, situada em pavilhão cedido gratuitamente pela Empresa Fezer, onde permaneceu por cerca de um ano, e após num pavilhão, também cedido gratuitamente pela antiga Empresa Roveda e Cia Ltda, onde permaneceu por cerca de dez anos, a corporação adquiriu três viaturas próprias: um veículo Ford F-350 ano 1962, adquirida com recursos próprios, hoje desativada em função de seu desgaste pelo intenso uso; um veículo caminhão Dodge D-700 novo, adquirido com recursos advindos de doações efetuadas pela comunidade e um veículo caminhão GM/Chevrolet C-60, doada pela “CONDEC”.

Por iniciativa do corpo diretivo e membros da corporação, apoiada pela Associação Comercial e Industrial de Caçador que se responsabilizou pelo angariamento dos recursos, foi construída pela empresa Unidas Indústria e Comércio de Refrigeração e Serralheria Ltda, a sede própria e definitiva na rua General Sampaio, 200, inaugurada em 30 de novembro de 1985.

Após se estabelecer em sua sede própria, inicia-se um período de grande crescimento da entidade, com aquisição de novas viaturas, equipamentos e, principalmente, formação e preparação de novos bombeiros voluntários. Esta evolução foi possível graças ao empenho dos membros da entidade, respaldados pelo apoio recebido dos diversos órgãos e entidades públicas, privadas e de serviços deste município e dos governos Municipal e Estadual.

Atualmente, a corporação possui 17 viaturas na sua frota com uma média de 30 atendimento ao dia, atendendo de segunda a segunda 24h por dia.

Parabéns aos nobres e valorosos bombeiros pelos seus 48 anos de existência.

Veja Também

Comentários estão fechados.