Os Bombeiros Voluntários de Caçador intensificaram a preparação para a Seletiva Estadual do Desafio Mundial de Resgate Veicular. A competição acontece dos dias 21 a 23 de abril, em Joaçaba. A equipe de Caçador deverá contar com cerca de 15 participantes, que vão disputar as provas com corporações de toda Santa Catarina.
Saiba mais sobre o 1º Encontro Catarinense de Resgate Veicular
Nos dias 20, 21 e 22 de abril, Joaçaba e Herval D’Oeste sediarão a etapa estadual do maior evento mundial internacional de resgate e salvamento em ambiente simulado. As provas do evento denominado Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge) objetivam integrar bombeiros e demais profissionais que atuam na resposta a urgências e emergências, incentivando o treinamento e aperfeiçoamento para o enfrentamento de situações reais. Serão realizadas duas manobras durante a Seletiva Estadual, sendo:
- a) Manobra Standard: prova em que o cenário-acidente envolve dois veículos e uma vítima presa nas ferragens. As equipes terão vinte minutos para realizar o atendimento.
- b) Manobra Complexa: prova em que o cenário-acidente envolve dois veículos e duas vítimas presas nas ferragens. As equipes terão trinta minutos para realizar o atendimento.
Ao todo, 20 equipes participarão desta primeira edição realizada em território catarinense, oriundas das seguintes regiões:
Equipe 1ºBBM: Florianópolis; Equipe 2ºBBM: Curitibanos; Equipe 3ºBBM: Blumenau; Equipe 4ºBBM: Criciúma; Equipe 5ºBBM:Lages; Equipe 6ºBBM:Chapecó; Equipe 7ºBBM: Itajaí; Equipe 8ºBBM: Tubarão; Equipe 9ºBBM: Canoinhas; Equipe 10ºBBM: São José; Equipes 11ºBBM: Joaçaba (Alpha) e Herval D’Oeste (Bravo); Equipe 12ºBBM:São Miguel D’Oeste; Equipe 14ºBBM: Xanxerê; Equipes Bombeiros Voluntários de Concórdia: Alpha e Bravo; Equipe Bombeiros Voluntários de Caçador; Equipe Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul; Equipe Bombeiros Voluntários de Ascurra; Equipe Bombeiros Voluntários de Guaramirim.
Os árbitros da Seletiva Estadual para o Desafio Mundial de Resgate são provenientes do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Com informações de Éder Luiz