Search
Close this search box.

Bolsonaro assina decreto de unificação dos sites do governo em um ‘portal único’

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Na cerimônia no Palácio do Planalto, na última quinta-feira, 11, em comemoração à marca dos 100 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro anunciou um pacote com 18 decretos e projetos que sua equipe pretende pôr em prática nos próximos meses do seu mandado.

Entre as ações assinadas, Bolsonaro decretou o projeto de unificação dos canais digitais do Governo federal com a criação de um “portal único”, baseado no domínio “gov.br”. Desse modo, todas as informações públicas oficiais serão centralizadas em um site único e não mais nas páginas independentes de órgãos, entidades da administração pública direta, autarquias e fundações. A intenção é simplificar a comunicação instituição e reduzir custos.

A Secretaria de Governo Digital da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia será a responsável pela coordenação do registro de domínios na internet e de aplicativos.

O decreto determina que todas páginas oficiais do governo passem a utilizar o domínio raiz “gov.br” acrescido de barra (“/”) e seguido pelo endereço do órgão que o usuário pretende visitar.

Os sites deverão começar a usar o novo domínio ainda em julho deste ano e os órgãos deverão concluir a primeira fase de implementação até 31 do mesmo mês. O prazo final para a migração dos conteúdos para a nova plataforma única, a desativação dos endereços antigos ou o redirecionamento das páginas é 31 de dezembro de 2020.

O projeto ainda proíbe que entidades da administração pública registre novas plataformas próprias (site ou aplicativos) oficiais de informação do governo federal a partir de julho sem autorização prévia dos responsáveis pelo processo. De acordo com o governo, estima-se que o programa vai gerar uma economia de até R$ 116,5 milhões ao ano.

O governo do Reino Unido também se baseia em um sistema centralizado de informação pública, o gov.uk. Os testes para o portal começaram em 2011 e uma versão beta foi lançada em 2012. Pouco mais de um ano depois, todos os 24 departamentos ministeriais e 28 outras organizações do setor público do país tiveram suas URLs redirecionadas para a nova plataforma.

Fonte: Olhar Digital.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp