Acadêmicos da UNIARP, bolsistas do PROESDE organizaram uma horta educativa e comunitária na escola de educação básica Hilda Granemann, no bairro Martello. O projeto da horta foi orientado pela professora Andrea Tozzo Marafon.
O projeto teve a participação de 16 acadêmicos. E o objetivo foi plenamente alcançado, com o desenvolvimento de metodologias e práticas de cultivo de hortaliças e verduras de forma colaborativa e participativa junto à escola e comunidade do bairro, como meio de promover o incentivo a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.
A professora Andrea explica que a horta foi estruturada em um local que a escola já tinha. Depois de arrumados os canteiros e do preparo do solo, foram cultivadas diversas hortaliças e legumes.
O projeto também incluiu o plantio de árvores nativas ao lado da horta, para compor um pomar dentro da escola.
No 12 de novembro, houve a distribuição de hortaliças para a comunidade. Familiares de alunos da escola e membros da comunidade levaram para casa as hortaliças cultivadas.
Acadêmicos bolsistas participantes do projeto: Aldemira Dias Ferreira, Breno Carneiro Ruppel, Franciele dos Santos Machado, Gisele Caetano de Souza, José Paulo Sutil, Larissa de Souza Mattos Maestri, Mateus Brasil Tibes, Mirian Herdrich, Natalia Maria Hillesheim, Ronaldo Tonon de Souza e Willian Patrik Chiarani.
O diretor da escola Jalmei Hermann, agradeceu os acadêmicos e a professora pela iniciativa e reforçou que a escola está à disposição para a continuidade do projeto.
O desenvolvimento do projeto teve o apoio da Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.