Bolha de calor faz com que temperatura chegue aos 40ºC.
Uma bolha de calor escaldante deve tomar conta de Santa Catarina neste fim de semana. De acordo com a Defesa Civil do Estado, em previsão divulgada nesta sexta-feira (22), as temperaturas podem alcançar próximo aos 40°C neste sábado (23).
De acordo com a pasta, no sábado, o dia começa com céu claro, mas durante a tarde e à noite, a combinação de calor, umidade e instabilidades atmosféricas cria condições propícias para a ocorrência de chuvas intensas em todo o estado. A maior probabilidade de chuvas é do centro e leste de Santa Catarina.
O risco de ocorrências, como danos em telhados, quedas de galhos e árvores, problemas na rede elétrica e inundações localizadas, varia de baixo a moderado.
Confira a temperatura por região para este sábado por conta da bolha de calor:
Litoral Norte: 17°C/33°C
Planalto Norte: 14°C/35°C
Grande Florianópolis Litorânea: 16°C/32°C
Grande Florianópolis Serrana: 16°C/32°C
Vale do Itajaí: 15°C/34°C
Litoral Sul: 17°C/32°C
Planalto Sul: 14°C/32°C
Meio-Oeste: 14°C/36°C
Oeste: 17°C/36°C
Extremo Oeste: 19°C/39°C.
A frente fria
Já no domingo (24) uma frente fria oceânica alterará os padrões de vento e temperatura ao longo do Litoral Sul e da costa de Santa Catarina. Nessas regiões, os ventos mudarão de direção, passando a soprar do quadrante sul, com rajadas atingindo até 55 km/h.
De acordo com a Defesa Civil, isso resultará em uma queda significativa nas temperaturas em comparação com os dias anteriores, com as máximas variando entre 22°C e 25°C.
Nas demais áreas do estado, o calor se intensificará, com temperaturas máximas superiores a 33°C. Os termômetros podem chegar a 39°C no trecho entre o Vale do Itajaí e o Litoral Norte e até 40°C no Extremo Oeste.
Em todas as áreas que fazem divisa com o estado do Rio Grande do Sul, existe a possibilidade de chuvas isoladas entre a tarde e à noite.
No Litoral Sul, é importante mencionar que a chuva pode ser mais intensa e volumosa, o que aumenta a probabilidade de transtornos como alagamentos e enxurradas. Para essas ocorrências, o risco é considerado moderado.