Os boatos sobre diversas notícias após a operação Carne Fraca estão tomando conta da web. A mentira da vez diz que uma operação da Polícia Federal encontrou cerveja com xixi de cavalo. Uma imagem circula no Facebook e WhatsApp mostrando que uma possível matéria do G1 falando que a Polícia Federal havia encontrado urina de cavalo em fábricas de cerveja na Bahia.
A matéria que está circulando é a seguinte:
“PF: Operação em cervejarias na Bahia: Hoje por volta das 05hoo deu início mais uma operação da PF, dessa vez em cervejarias da Bahia. Após denúncias de ex-funcionário que diziam conter urina de cavalo na composição das cervejas. A PF visitou as instalações das cervejarias Ambev e Brasil Kirin, responsáveis por diversas marcas de cervejas.
Testes laboratórios foram feitos para constatar qualquer tipo de composição proibida, e pra surpresa dos agentes, foram encontrados urina de cavalo e suco de milho. Cerca de io pessoas foram presas e levadas para a sede da PF, as empresas foram interditadas por tempo indeterminado”.
O boato em circulação deixou os apreciadores da bebida preocupados. Porém tudo não passa de um boato. Ao analisar as informações nada foi encontrado no site G1 e nenhuma informação sobre a tal operação. Na imagem percebesse que é uma montagem grosseira, primeiro a categoria que a notícia esta encaixada é “Planeta Bizarro”, se fosse uma matéria do G1 estaria em “economia”, “Bhaia” ou “notícias”. Outra observação é que a fonte (tipo de letra) é diferente da utilizada no site, e há diversos erros de português no texto.
Com informações de Boatos.org