Notícias de Caçador e Região

Bebês de 9 meses devem tomar vacina contra febre amarela em SC

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) divulgou nesta terça-feira o Calendário de Vacinação da Rede Pública de Santa Catarina para 2018. Dentre as principais mudanças, anunciadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, está a aplicação da vacina contra a febre amarela para crianças com nove meses em todas as cidades catarinenses.

A dose será aplicada em crianças nascidas a partir do ano de 2017 e que tenham nove meses. Antes, a recomendação era que crianças de nove meses até adultos de 59 anos tomassem a vacina apenas nos municípios que fazem parte de áreas consideradas de risco. Além de Santa Catarina, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia também terão essa mudança.

Outra alteração é em relação à vacina contra a varicela. O Ministério da Saúde passa a disponibilizar a segunda dose para crianças de quatro até seis anos. A vacinação nesta faixa etária busca aumentar a proteção do grupo-alvo, prevenindo a ocorrência de surtos da doença, especialmente em creches e escolas. A primeira dose da varicela é aplicada aos 15 meses de idade.

A vacina meningocócica C também tem mudanças. Agora será aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos. Para este grupo, será aplicado um reforço ou a dose única, conforme situação vacinal encontrada.

“A expectativa é ampliar a proteção das crianças e adolescentes, além de diminuir o estado de portador, protegendo também a população de outras faixas etárias, diminuindo assim a população suscetível a essas doenças”, afirma Vanessa Vieira da Silva, a gerente de imunização da DIVE/SC.

As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades de saúde pública de Santa Catarina.

Com informações do Diário Catarinense. 

Veja Também

Comentários estão fechados.