Aviso meteorológico da Defesa Civil deixa ao menos 5 regiões de SC em alerta

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Prepare o guarda-chuva e fique esperto por que o tempo vai mudar. De acordo com um aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (3), algumas regiões de Santa Catarina terão chuvas volumosas entre a noite desta quarta e a manhã da quinta-feira (4).

De acordo com a nota, a atuação de uma frente fria combinada com instabilidades em vários níveis da atmosfera proporciona condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados. Ainda conforme a Defesa Civil, as chuvas irão se concentrar em áreas do Grande Oeste e de divisa com o Rio Grande do Sul.

A meteorologista da Defesa Civil Ana Luiza Dors Wilke explica que, entre a tarde desta quinta e durante toda a sexta-feira (5), o tempo muda e fornece condições para ocorrências de chuva. As precipitações iniciam novamente pelo Grande Oeste avançando para todo o Estado até a parte da noite.

Aviso meteorológico alerta para ocorrências também na sexta-feira

As chuvas esperadas para esta sexta-feira ocorrem de maneira persistente, com bastante intensidade e volumes expressivos. A Defesa Civil reforça ainda que as áreas do Grande Oeste, do Planalto Sul e do Alto Vale do Itajaí, podem ser acometidas por um volume maior de chuva nesse dia em comparação com outras regiões de Santa Catarina.

O risco associado a ocorrências relacionadas a eventual queda de granizo, descargas elétricas, rajadas de vento fortes, chuva intensa, alagamentos e enxurradas é alto nas áreas em laranja. Também há risco moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde conforme o mapa abaixo:

Em Santa Catarina, apenas a região do Litoral Norte segue com risco baixo para ocorrências relacionadas com as chuvas e os temporais. As regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste seguem com risco alto, bem como as regiões do Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí.

As demais regiões de Santa Catarina seguem com risco moderado para tais ocorrências. O aviso tem início às 18h desta quarta e permanece ativo até às 23h59 de sexta-feira.

Veja algumas recomendações da Defesa Civil

Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos.

Se estiver na praia, jamais deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.

Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp