Search
Close this search box.

Avaí e Chapecoense mostram a crise do futebol catarinense no Campeonato Brasileiro

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O futebol catarinense está em crise no Campeonato Brasileiro de 2019. Após um pouco mais da metade da disputa, Avaí e Chapecoense se encontram nas últimas posições e são considerados os times com mais chance de rebaixamento para a Série B. Com isso, Santa Catarina corre o risco de, após alguns anos, ficar sem qualquer representante na elite do futebol nacional. Enquanto isso, o Figueirense também luta para não encerrar o ano com uma vaga na próxima Série C.

Após a disputa da 24ª rodada do Brasileirão, a Chapecoense viu a chance de o primeiro rebaixamento da equipe acontecer neste ano. O time conseguiu somar apenas 15 pontos, tendo vencido meros três jogos até aqui. A tabela da Série A pode ser conferida no site oficial da CBF, em https://cbf.com.br/futebol-brasileiro/competicoes/campeonato-brasileiro-serie-a. A Chape ocupa a 20ª colocação e vai precisar de um verdadeiro milagre para se salvar do Z4 até o início de dezembro, quando o calendário encerra a disputa nacional.


Logo acima da Chapecoense aparecia o Avaí, que também passa por um momento não muito bom. O time sofreu para conseguir a primeira vitória no Brasileirão, que só aconteceu na 17ª rodada, e hoje ocupa a vice-lanterna. Além disso, a equipe ainda perdeu o treinador Alberto Valentim para o Botafogo, após alguns sinais de recuperação. Situação dramática e que também indica um rebaixamento no final do ano.

Caso nenhuma das duas equipes consigam se salvar, o futebol catarinense fica sem qualquer representante na Série A do Brasileirão de 2020. As chances de isso acontecer são altas, principalmente pelas projeções oferecidas por alguns sites. Algumas análises das próximas rodadas da disputa podem ser conferidas em https://apostas.betfair.com/sports/futebol/. Os dois times estão entre os mais cotados para terminar a 38ª rodada dentro do Z4.

Problemas na Série B
Com Avaí e Chapecoense quase rebaixados, a aposta do futebol catarinense poderia ser no Figueira, porém, é exatamente o oposto que está acontecendo. A equipe faz uma campanha ruim na Série B e ocupava a lanterna da competição até o final da 28ª rodada. A tabela pode ser conferida no link https://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-b/. São apenas 27 pontos conquistados e uma diferença de quatro para a primeira equipe fora do Z4.


A situação do Figueirense, na verdade, é mais desesperadora do que muitos imaginam. Os problemas fora de campo são ainda piores, e a equipe até perdeu um jogo por W.O. no torneio. O portal Lance fez uma reportagem, que pode ser acessada em https://www.lance.com.br/futebol-nacional/escancara-crise-financeira-que-assola-figueirense.html, explicando quais são os principais problemas por lá e qual é o futuro do time na Série B. Ou seja, o torcedor do Figueira deve ter muita dor de cabeça até o final da temporada.

O ano de 2019 não pode ser esquecido pelo futebol catarinense, já que esses resultados ruins são apenas uma consequência de diferentes problemas. A falta de planejamento, demissão de treinadores e escolhas equivocadas no departamento financeiro são apenas alguns exemplos. Os torcedores podem cobrar mais não apenas dos jogadores, mas principalmente dos dirigentes, que atrapalharam o desenvolvimento do futebol no estado.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp