O governo de Santa Catarina, por meio da SED (Secretaria de Estado da Educação), confirmou o calendário letivo do ano de 2021. Com as devidas restrições e com novidades, está marcado para começar o dia 18 de fevereiro e se estender até 17 de dezembro.
No caso dos professores, o retorno às atividades em 2021 inicia com a semana pedagógica, no período de 03 a 12 de fevereiro, com o objetivo de assegurar o planejamento docente coletivo da continuidade curricular entre 2020 e 2021.
Em meio a uma pandemia do coronavírus onde não há, até aqui, uma condição de certeza no que diz respeito a imunização, o fato é que a comunidade escolar terá que se adequar.
O planejamento da rede estadual é iniciar o ano letivo com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes da rede estadual e manter o distanciamento social, evitando o contágio de Covid-19.
Tempo Escola e Tempo Casa
A organização das atividades escolares será dividida em dois momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”.
O Tempo Escola consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos.
Já as atividades pedagógicas que compõem o Tempo Casa podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais. Haverá orientação para que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre que possível, integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na escola.
Estado e municípios com inícios diferentes
A diretora de ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, salienta que a elaboração do calendário é uma ação fundamental da comunidade escolar realizada em parceria com as 36 Coordenadorias Regionais de Educação.
“Reiteramos nosso apoio, para que em rede e em regime de colaboração com a Undime, a Fecam e as Associações de Municípios avancemos na implementação do Calendário Escolar que preserve o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão exitosa do próximo ano”, reforça.
Alguns municípios catarinenses terão o início do ano letivo em datas diferentes ao da rede estadual em função do momento atípico provocado pela pandemia da Covid-19.
Confira o calendário completo
25/01 a 02/02: Retorno das equipes gestoras técnicas e administrativas das unidades escolares para elaboração do PlanCon Edu das escolas.
03 a 12/02: Reuniões de planejamento nas escolas e/ou formações regionais organizadas pelas Coordenadorias/Supervisões ou SED
18/02: Início do Ano Letivo com os alunos
02/04: Sexta-feira da Paixão (Feriado nacional)
17/04: Sábado letivo para as atividades relativas ao Dia da Família na Escola
21/04: Tiradentes (Feriado nacional)
03/06: Corpus Christi (Feriado nacional)
21/07: Fim do primeiro semestre letivo
22/07 a 01/08: Recesso dos alunos
26/07 a 01/08: Recesso dos Professores
02/08: Início do segundo semestre
07/09: Proclamação da Independência (Feriado Nacional). Poderão considerar dia letivo as unidades escolares que participarem das atividades cívicas.
12/10: Dia de Nossa Senhora Aparecida (Feriado nacional)
15/10: Dia do Professor
02/11: Dia de Finados (Feriado nacional)
15/11: Proclamação da República (Feriado nacional)
17/12/2021: Encerramento do ano letivo com alunos
20 a 22/12/2021: Realização de Conselhos de Classe e reunião de fechamento e avaliação
Com informações ND Mais