A UNIARP realizou nesta quinta-feira (28) a Aula Magna do curso de Agronomia. A aula foi ministrada pelo Dr. Walter Ferreira Becker com o tema: “Manejo e Controle de Doenças do tomateiro na Produção Integrada (Sispit)”.
Dr. Becker é pesquisador da Epagri- Estação Experimental de Caçador, coordenador do Projeto Produção Integrada de Tomate no Alto Vale do Rio do Peixe, membro do Comitê Gestor da Produção Integrada de Tomate de Mesa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos temas: controle de doenças em maçã, pera, tomate, alho, nematoide e controle químico.
A solenidade de abertura contou com a presença de Auri Marcel Baú, presidente da UNIARP, Adelcio Machado dos Santos, reitor da UNIARP, Paulo Campos, vice-Reitor Acadêmico e de Administração da UNIARP, Leandro Hahn, coordenador do curso de Agronomia da UNIARP, Karol Vargas, acadêmica e dirigente titular do curso de Agronomia da UNIARP no programa CREA-Junior, além de professores e profissionais convidados que atuaram no debate do tema: Jean Carlos Sabini, Engenheiro Agrônomo e RTV da Bayer, Regional Lages, Cássio Pontes, Engenheiro Agrônomo da CooperHF e egresso do curso de Agronomia da UNIARP, Aldo Dalbosco, produtor rural e egresso de do curso de Engenharia da Horticultura da UNIARP e Leyza Paloschi, Engenheira Agrônoma e professora do curso de Agronomia da UNIARP.
O coordenador do curso de Agronomia, prof. Dr. Leandro Hahn, explica que o tema da Aula Magna foi escolhido pela importância que a cultura do tomate representa para a região de Caçador. A região é a segunda maior produtora do Brasil. Na cultura do tomate, o controle de doenças ainda é um grande desafio para a pesquisa, profissionais da assistência técnica e produtores. “Neste sentido, os acadêmicos de Agronomia devem conhecer ao máximo as particularidades dos diferentes patógenos e como eles se comportam no patossistema, buscando as formas mais racionais de manejo e controle”, salienta.
Dr. Becker enfatizou muito a adoção de inúmeras estratégias de manejo e controle para obtenção de sucesso na produção de tomate.
Durante a Aula Magna, também foi realizada homenagem ao Dia do Agricultor, comemorado no dia 28 de julho.