“A felicidade vem do autogerenciamento das emoções”. Esta foi uma das lições deixadas pelo médico psiquiatra Augusto Cury, na palestra ministrada nesta quinta-feira (22) para mais de 700 pessoas no Teatro da Uniarp.
Augusto Cury falou sobre as maneiras de buscar a saúde com a felicidade na 4ª edição do Encontro Nacional Interdisciplinar em Saúde. “Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência”.
O Encontro é uma realização da Uniarp, através dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia em Estética e Cosmética, Fiesc, Ministério da Cultura, Cultura Viva, Ponto de Cultura e Centro Cultural Egon Frey. O tema central do evento é Saúde, bem estar físico e emocional”.
Geração triste
Augusto Cury falou que a atual geração é triste e depressiva. Segundo ele, é preciso ensinar as crianças a fazerem pausas e contemplar o belo. “Essa geração precisa de muito para sentir prazer: viciamos nossos filhos e alunos a receber muitos estímulos para sentir migalhas de prazer. O resultado: são intolerantes e superficiais. O índice de suicídio tem aumentado. A família precisa se lembrar de que o consumo não faz ninguém feliz. Suplico aos pais: os adolescentes precisam ser estimulados a se aventurar, a ter contato com a natureza, se encantar com astronomia, com os estímulos lentos, estáveis e profundos da natureza que não são rápidos como as redes sociais”.
Gerenciar emoções
“A partir do momento em que as pessoas tomam conhecimento de como a mente funciona, saber o que desencadeia pensamentos negativos e emoções não saudáveis, faz com que haja uma tomada de atitude para reverter essa situação. Consequentemente, é mais fácil levar uma vida mais leve e saudável”.
Evento encerra nesta sexta-feira
A 4ª edição do Encontro Nacional Interdisciplinar em Saúde encerra nesta sexta-feira (23) com palestra da professora Doutora Emília Cipriano Sanches. Ela vai falar sobre: “A linguagem da relação humana saúde x felicidade”. O evento foi aberto dia 21 de junho com apresentação cultural do Quarteto Medley do Centro Cultural Egon Frey e da Orquestra de Viola Caipira Raízes do Contestado.