Os números do Município relacionados ao 2º quadrimestre de 2023 foram evidenciados nesta terça-feira (26), durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Caçador.
Segundo dados apresentados pela controladora interna da prefeitura, Danielle Ariatti, o Município realizou até o segundo quadrimestre deste ano 65,01% da receita orçamentária prevista para 2023. Além disso, quando comparadas as receitas realizadas e com as despesas liquidadas, o Município fechou o período com um superávit de R$ 922.5 mil.
Os números mostram ainda que no período avaliado o investimento em saúde ficou acima no limite determinado em Lei (15%), totalizando 24,80%. A mesma situação ocorre nos gastos com o Fundeb, que fechou o período em 78,9% quando o mínimo anual é 70%. Da mesma forma na educação, onde o investimento precisa fechar o ano em no mínimo 25%, o valor no quadrimestre totalizou 26,3%.
Outro fator importante se refere às despesas com pessoal, que totalizou 52,4% do orçamento. O valor ficou acima do limite prudencial (51,30%), mas não atingiu o limite máximo (54%).
A audiência pública foi promovida pela Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município, sendo presidida pelo vereador Clayton Zanella, e com a presença dos integrantes Johny Marcos (relator) e Alurindo de Oliveira (membro).
O debate contou ainda com a presença do vereador Marcio JF, além do secretário municipal da Fazenda, Osório Timermann, que fez os encaminhamentos iniciais.
Números da Câmara também foram apresentados na audiência pública
Os dados da Câmara Municipal de Caçador envolvendo o período também foram evidenciados durante a Audiência Pública. Os números foram apresentados pela contadora Ilvaita Baron e estão disponíveis no site da Câmara (camaracacador.sc.gov.br) – nas abas “Transparência” – “Audiência Pública”.