Através de parcerias com o SENAI, SESI, SENAC, IFSC e UNIARP, a Prefeitura de Caçador disponibilizou cursos profissionalizantes ao longo do ano, contemplando alunos de 7 a 15 anos e adultos. Todos os cursos acontecem no contraturno escolar.
Com o SESI, foi realizado o EJA, que é uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que jovens e adultos tenham a oportunidade de frequentar ou retornar a escola na idade convencional. As aulas acontecem nas EMEB Hilda Granemann de Sousa (CAIC); no SESI, EMEB Morada do Sol e EMEB Pierina Santin Perret, totalizando 328 alunos a partir dos 15 anos.
Já no SENAI, foi disponibilizado o curso de robótica com iniciação a programação básica, desenvolvimento de habilidades em grupo, cooperação, respeito à opinião do outro, planejamento, criatividade e convívio com a diversidade, alunos de 7 a 10 anos Kids e 11 a 15 Jet. Totalizando 54 alunos.
Por outro lado, no SENAC, esteve disponível o curso de Talento Pessoal e Possibilidades profissionais: Educação e Criatividade, com a carga horária de 164 horas/aula. Totalizando 47 alunos.
Na UNIARP, o projeto despertar atende alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, relacionados a problema socioemocionais, proporcionando oportunidades para desenvolverem suas habilidades, melhorar a autoestima, enfrentar os problemas que interferem em sua aprendizagem, com segurança. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação disponibiliza o transporte de 46 alunos.
Junto ao IFSC, estiveram disponíveis Jogos e Desafios, Reforço de matemática, 2ª Fase da OBMEP, Aprender libras e Oficinas de robótica. A Prefeitura também disponibiliza o transporte de 160 alunos de 5º ao 9º ano.
“Temos que oportunizar às nossas crianças, jovens e adultos, um ensino de qualidade, que possam ter conhecimento e experiências em outras áreas além da sala de aula”, finalizou Josete Estrowispy, secretária de Educação.