Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de quatro adolescentes e na prisão preventiva de dois adultos em Santa Catarina nesta quinta-feira (20). A ação, denominada Deic, Presente!, combate a disseminação de informações falsas sobre atentados e ataques a escolas do Estado, nas cidades de Florianópolis, São José, Biguaçu, Brusque, Blumenau, Capinzal e Campo Erê.
A operação contou com o apoio das delegacias da Deic, além de unidades da DPCAMI (Delegacia Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) de Blumenau e Brusque, da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de São Lourenço do Oeste e de Joaçaba, e das delegacias de Capinzal e de Campo Erê.
Operação nas escolas
Uma coletiva de imprensa foi marcada para a manhã desta quinta-feira para detalhar os resultados da operação. Entre as informações divulgadas está a de que os professores podem realizar a chamada de emergência diretamente da sala de aula.
Essa operação tem o objetivo de manter a vigilância contínua na segurança dos estudantes, identificando e responsabilizando os adolescentes e maiores de idade que, por meio de perfis em redes sociais, disseminam informações falsas sobre atentados e ataques em escolas do Estado.
Na quarta-feira (19), dez ordens para internações provisórias, treze mandados de busca e apreensão e onze afastamentos de sigilo de dados foram cumpridos pela Polícia Civil de Santa Catarina, em uma operação conjunta com outros quatro Estados brasileiros.
Com informações ND Mais