Notícias de Caçador e Região

Asteroide de 1,8 km de diâmetro ‘potencialmente perigoso’ se aproxima da Terra

A Nasa classifica o asteroide de 1,8 km de diâmetro que passará perto da Terra na sexta-feira (27) como ‘potencialmente perigoso’. Isso porque, segundo um dos parâmetros calculados, o fragmento possui o dobro do tamanho do edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, que mede 800 metros, localizado em Dubai. As informações são do portal UOL.

Além disso, o chamado ‘7335 (1989 JA)’ é o maior asteroide que deve passar perto da Terra neste ano de 2022, sendo maior do que 99% dos 29 mil objetos que estão circulando próximos ao planeta.

No entanto, a fim de tranquilizar a população, o órgão explica que, por mais que o asteroide passe perto da Terra, o conceito vale a nível de pesquisa, já que estará, na prática, a uma distância de 4 milhões de quilômetros do planeta, ou 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Velocidade e chance de colisão

A velocidade em que viaja o fragmento chama atenção dos cientistas. Segundo divulgado pelo Cneos (Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra), o asteroide está a 76 mil km/h, ou 20 vezes mais rápido do que uma bala em alta velocidade. Após a passagem, a próxima ‘viagem’ do asteroide próxima à Terra será em 23 de junho de 2055.

Com relação à chance de colisão, a Nasa não descarta que, futuramente, haja um choque entre os asteroides que orbitam próximos ao planeta. Recentemente, a empresa lançou uma missão para testar se asteroides potencialmente perigosos podem ser desviados de uma rota de colisão com a Terra.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.