Notícias de Caçador e Região

Associação dos Amigos dos Autistas apresenta trabalhos na Câmara

O trabalho da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) de Caçador foi evidenciado na Câmara de Vereadores durante sessão ordinária desta terça-feira (21). A exposição foi realizada pela psicóloga Rosângela Pretto e pela pedagoga Alaíde de Oliveira no espaço da Palavra Livre, a convite da vereadora Lidiane Cattani da Silva (PP).

De acordo com as profissionais, atualmente a Associação trabalha com cerca de 30 autistas e oferece serviços de psicologia, fonoaudiologia e pedagogia através de atendimento diferenciado. Além disso, atua junto às famílias, com orientações e acolhimento.

Alaíde explica que o trabalho com os alunos retornou em julho deste ano, após um período sem atendimento presencial devido à pandemia, no entanto, com os familiares este serviço acontece desde 2018.

Na AMA são atendidos casos de níveis leve e moderado, sendo os casos mais severos de responsabilidade da APAE.

Para as profissionais, o uso da Palavra Livre na Câmara é uma oportunidade de divulgar a Associação, fazendo com que mais pessoas conheçam o trabalho em prol dos autistas na cidade.

Ao final da apresentação, o presidente Moacir D’Agostini agradeceu a participação e enalteceu a importância deste trabalho para possibilitar uma melhor qualidade de vida às crianças autistas. Lembrou que nem um pai está preparado para enfrentar este transtorno até que enfrente o problema na família.

“Tenho conversado com alguns pais que têm filhos autistas e sei da luta e das dificuldades que enfrentam, por isso, ter o apoio de entidades como a AMA e do Poder Público é essencial para amenizar o sofrimento e aprender a conviver com este desafio diário. Parabéns pelo trabalho que todos os profissionais envolvidos realizam”, completou.

Veja Também

Comentários estão fechados.