Pesquisas
As duas pesquisas divulgadas nesta terça-feira, 26, tanto pelos Diários do Interior quanto pelo Jornal Estado de São Paulo trazem situações bem antagônicas: De um lado, a queda de Dilma com a subida em disparada de Marina Silva, e do outro, a liderança absoluta de Raimundo Colombo em Santa Catarina e a sua reeleição praticamente garantida.
Marina Silva já chega a 29% das intenções de votos contra 34% da atual presidente. Mas, como neste cenário, com Aécio Neves tendo 19%, haverá segundo turno, Marina leva de goleada: 45% a 36% de Dilma.
Enquanto isso, Colombo subiu com relação à pesquisa anterior e está com 46% de intenção de votos. Paulo Bauer tem 13,5% e Vignatti, 7,5%.
Repito o que já publiquei em colunas anteriores: Colombo é governador reeleito, mesmo podendo perder alguns pontos se trouxer a presidente Dilma para o seu palanque. Mas, Paulo Bauer, por exemplo, não sobe e é ruim de voto. Vignatti poderia ser uma alternativa, mas o PT sozinho e essa decadência de Dilma pioram ainda mais a situação.
Pesquisas 1
Essa é uma análise simples e objetiva baseada nas duas pesquisas divulgadas nesta terça-feira e não tem, em hipótese alguma, intenção eleitoral, até porque a minha opinião nada mudaria nas eleições para o Governo do Estado ou para a presidência da República.
Pesquisas 2
Pesquisa para o Governo do Estado: Pesquisa quantitativa, por amostragem, realizada por meio de entrevistas pessoais, individuais, aplicadas com base em questionário estruturado, contratada pela Associação de Jornais Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC) e pela RIC TV Record Florianópolis, e realizada pelo Instituto MAPA (MAPA Marketing e Participações Ltda). A margem de erro amostral máxima é de 2,8 pontos percentuais. O período de coleta de dados foi de 18 a 22 de agosto de 2014, tendo como amostra 1.204 entrevistas, aplicadas em 58 municípios de todas as regiões do estado. Registro no TRE nº SC-00019/2014 – de 19/08/2014; Registro TSE nº BR-00402/2014.
Pesquisa presidência da República: O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre o últimos sábado e segunda-feira. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.
Antigranizo que funciona
Defendo aqui mais uma vez o sistema Antigranizo. É um investimento muito bem pago pela Prefeitura de Caçador para proteger não apenas o interior, mas também a cidade. Se não o tivesse, de acordo com análise da Defesa Civil, a precipitação desta segunda não seria de pedras miúdas e poderíamos ter a repetição do caos em 1997, por exemplo.
Já adicionou o Whatsapp do Notícia Hoje? Vai lá: (49) 9822-8309 e receba diariamente as principais informações postadas no nosso Portal.
Saulo deputado
O ex-prefeito Saulo Sperotto (PSDB) ainda aguarda decisão o TSE sobre a sua candidatura. Confiante, Saulo acredita na vitória e que poderá, até o final deste mês, colocar definitivamente sua campanha nas ruas.
Limpeza dos rios
A primeira etapa da limpeza dos rios do Peixe e Caçador foi terminada e a draga já está dando continuidade aos trabalhos nas proximidades da ACEIAS.
Ao lado da Pista Olímpica, onde a limpeza começou, a diferença é notória na largura e profundidade do rio Caçador.
A etapa que inicia agora é considerada a mais complicada por conta da quantidade de material que está no fundo do rio. Em alguns trechos, de mais de 8 metros de largura, o Caçador está com menos de 3 metros.