Notícias de Caçador e Região

Aprovado pedido para atendimento psicológico especializado para crianças vítimas de violência

Um pedido para que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize atendimento psicológico clínico especializado, com prioridade e agilidade para crianças vítimas de violência física psicológica e sexual, foi aprovado nesta semana na Câmara Municipal de Caçador. O autor da proposição é o Vereador Clayton Zanella (DEM), que formalizou a indicação após conversa sobre o assunto com o prefeito Saulo Sperotto e o secretário de Saúde, Roberto Marton.

Segundo ele, tanto o prefeito quanto o secretário se mostraram sensíveis ao pedido, especialmente pela necessidade de ampliar o número de profissionais para este tipo de atendimento. “Caçador figura com altos índices de violência contra crianças e adolescentes nas mais diversas modalidades e o que chama a atenção, lamentavelmente, são os vários casos de violência sexual registrados”, destaca.

Clayton, que também é profissional da área de psicologia, explica ainda que muitas vezes as vítimas não recebem o acompanhamento necessário e imediato, podendo afetar o processo de superação do problema e de convívio social. “Quando a criança sofre a violência a orientação é acionar o Conselho Tutelar e, posteriormente, é encaminhada à Delegacia para os procedimentos cabíveis. A partir então recebe as orientações momentâneas e retorna para casa sem que haja um tratamento adequado que possibilite um projeto de vida diferente, resiliência para seguir em frente e reorganizar a sua vida. O número de vítimas nestas condições prova a necessidade desta atenção imediata”, justifica.

Segundo ele, a inserção de novos profissionais possibilita zerar esta demanda em um curto período.

Veja Também

Comentários estão fechados.