Após uma noite congelante, o alerta de frio extremo segue em Santa Catarina nos próximos dias. Além disso, a Defesa Civil estadual emitiu avisos para mar agitado e risco de ressaca e, ainda, fortes rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h.
As temperaturas devem permanecer baixas no Estado devido à atuação de uma forte massa de ar frio.
O amanhecer desta terça-feira (20) terá formação de geada ampla, com temperaturas mínimas próximas ou abaixo de 0°C entre o Extremo-Oeste, Planaltos, Alto e Médio Vale do Itajaí. Já no Litoral, as temperaturas devem variar entre 3°C a 7°C.
A partir de quarta-feira (21), as temperaturas aumentam gradualmente, mas o frio seguirá durantes as manhãs e noites. As mínimas devem variar entre 0°C e 4°C no Oeste, Meio-Oeste e Planaltos e entre 5°C e 8°C no Extremo-Oeste, Litoral e Vale do Itajaí.
Mar agitado e ressaca
Até o início da tarde desta terça, o mar fica muito agitado e há risco de ressaca no Litoral catarinense, sobretudo, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
Os ventos sopram de Oeste/Sudoeste, com rajadas fortes passando dos 70 km/h, principalmente, sobre o oceano.
As ondas têm direção Sul com altura de 2 a 3 metros, e picos de 4 metros no Litoral Sul. O risco associado ao mar agitado é moderado nas áreas em amarelo do mapa e alto nas áreas em laranja.
Confira o mapa:
Ventos de até 70 km/h
Moradores do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte devem ficar em alerta com a previsão de um ciclone extratropical no oceano que gera ventos fortes. O alerta vale até a tarde desta segunda-feira (19).
O vento persistente tem direção Oeste/Sudoeste, entre 25 e 30 km/h, com rajadas que podem chegar até 70 km/h. As regiões em amarelo no mapa têm risco moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes.
Confira o mapa:
Com informações ND Mais