Após relatório da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revelar que várias marcas de pão de forma no Brasil apresentam níveis de álcool e que poderiam interferir em resultados de teste do bafômetro, o Detran de Goiás resolveu fazer um teste para tirar a prova e a resposta realmente foi: positivo.
Em vídeo publicado nas redes sociais do departamento na quinta-feira (18), a assessora come três fatias de pão e, em seguida, já assopra o aparelho, que aponta o nível de álcool de 0,12 g/l.
A tolerância do Detran é apenas de 0,4 g/l. Desta forma, três fatias seriam suficientes para reprovar um motorista em uma blitz de trânsito.
Contudo, após a repercussão do teste nas redes, o departamento explicou que ninguém vai ser preso por comer pão: é só esperar, pelo menos, 3 minutos para pegar no volante após ingerir alimentos que possuam álcool na composição.
As fontes do álcool no pão de forma
A médica nutróloga Thais Aquino explica que a própria fermentação natural do pão pode gerar a presença do álcool no pão, mas que a substância também é comum em outros alimentos e medicamentos.
“É porque algumas marcas adicionam o álcool como conservante, porque o álcool inibe o crescimento de bactérias e fungos, o que aumenta a vida útil desse produto”, completou.
Segundo a pesquisa da Proteste, seis das dez marcas mais consumidas no Brasil têm teor alcoólico que ultrapassa o limite de 0,5%, estabelecido pela legislação brasileira para bebidas não alcoólicas.
As marcas destes pão de forma são:
Visconti: 3,37%
Bauducco: 1,17%
Wickbold 5 Zeros: 0,89%
Wickbold Sem Glúten: 0,66%
Wickbold Leve: 0,52%
Panco: 0,51%
Com informações ND Mais