A situação da pandemia em Santa Catarina voltou a piorar. A matriz de risco que avalia a situação da Covid-19 foi divulgada pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) na manhã deste sábado (22) e mostra apenas a Grande Florianópolis no nível grave. As outras 15 regiões estão no nível gravíssimo.
Em comparação com a mapa divulgado no último sábado (15), duas regiões voltaram ao nível gravíssimo. Com a piora na situação, as regiões do Médio Vale do Itajaí e Nordeste retornaram para o “vermelho”.
De acordo com o último boletim, divulgado nesta sexta-feira (21), Santa Catarina registrou, desde o início da pandemia, 943.706 casos da Covid-19. Desde o início da pandemia, Santa Catarina registrou 14.742 mortes.
Quatro itens são levados em consideração na avaliação da matriz:
- Evento sentinela: mede a mortalidade da Covid-19. Nas regiões em alerta, o índice aponta que a pandemia continua em expansão;
- Transmissibilidade: variação no número de confirmação e casos ativos. Regiões em alerta apresentam alta no número de casos;
- Monitoramento: casos investigados e inquérito de síndrome gripal na comunidade;
- Capacidade de atenção: mede a ocupação dos leitos de UTI.
O que está valendo em Santa Catarina?
Até o dia 31 de maio segue em vigor em Santa Catarina as regras definidas no decreto publicado na última segunda-feira (17) pelo Governo do Estado. Entre as alterações, está no funcionamento do comércio que, agora, pode abrir a partir das 5h.