A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, nesta quarta-feira (7), o início da aplicação de doses da ButanVac, nova vacina com tecnologia brasileira contra a Covid-19, em voluntários. Os estudos foram realizados pelo Instituto Butantan.
Assim, o Instituto Butantan poderá iniciar a Etapa A das fases um e dois dos estudos, que terá a participação de 400 voluntários. No total, está prevista a aplicação de doses em 6 mil voluntários.
A fase um dos ensaios clínicos do novo imunizante começa nesta sexta-feira (9), com a vacinação de um grupo de voluntários no Hemocentro de Ribeirão Preto, centro de pesquisa vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que é responsável pela parte inicial do estudo.
O início dos estudos da ButanVac foi aprovado no dia 9 de junho pela Anvisa. Representantes da agência cobraram do Instituto Butantan dados sobre os procedimentos de testagem para a autorização da nova fase. As informações pendentes foram fornecidas e, com isso, a equipe técnica da agência considerou que a aplicação de doses já poderia ter início.
O imunizante em fase de estudo é totalmente produzido em território brasileiro, não dependendo da importação do IFA (insumo farmacêutico ativo), ou seja, da matéria-prima para sua composição, vinda da China, como é o caso da CoronaVac.
Com informações ND Mais