A aluna da Escola Paulo Schieffler, Isadora Romanatto Piana, foi destaque a nível estadual. Isadora foi 3ª colocada no projeto Jovem Senador que aconteceu no mês de setembro, mas a aluna só soube do resultado em janeiro de 2016.
O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, um estudante de cada estado do Brasil para vivenciarem o trabalho dos senadores. O tema da redação apresentado foi “Participação política no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.
“É um projeto muito interessante, pois incentiva o jovem a trabalhar com política, entender esse universo e saber como funciona. Foi uma surpresa pra mim pois não esperava ficar entre os 3 do estado. É muito concorrido, muitas pessoas qualificadas. Foi uma oportunidade que me fez acreditar que tenho um potencial na política e incentivar outras pessoas a pensarem neste assunto”, disse Isadora.
Isadora, que em 2015 era estudante do 3º ano do Ensino Médio, foi a 3ª colocada do estado entre 733 escolas participantes. “O Paulo Schieffler merece ser reconhecido, pois aqui temos profissionais capacitados que me ajudaram muito, não só na redação, mas na minha formação em si”, destacou a estudante.
A professora que orientou Isadora foi Ana Paula Carneiro Canalle, que leciona Língua Portuguesa e Redação. “A Isadora sempre foi uma aluna extremamente dedicada, então só a orientei em detalhes, ela fez por conta dela. Ela buscou isso, mostrou interesse na política e o que acontece em nosso país. Tenho orgulho de ela ter conseguido e aceitar o desafio. Ela buscou isso, o mérito é todo dela”, comentou a professora.
Isadora foi até o colégio na manhã desta quinta-feira, 10, para contar um pouco de sua experiência no concurso para os alunos dos terceirões. Durante sua fala a aluna salientou a importância dos alunos participarem desses concursos e acreditarem em sua capacidade.
Ela ainda fez um pedido para a atual direção, de que o concurso seja mais divulgado dentro da escola para que mais alunos possam mostrar seu talento.“Acho interessante trazer esse projeto para Caçador e fazer expandir para que seja um projeto que todos os alunos façam. A única aluna daqui do Paulo Schieffler que participou fui eu, pois vi um cartaz. Se tivesse um incentivo quem sabe quantas pessoas teriam essa oportunidade. Temos que valorizar esse tema, pois tem muitos jovens extremamente ligados a política e que nem sabem que esse concurso acontece”, completou.
Destaque na Matemática
Outro destaque do Paulo Schieffler no início de 2016 foi o aluno Matheus Henriques Leal. Ele recebeu uma menção honrosa da OBMEP devido a sua pontuação na 12ª Olímpiada Brasileira de Matemática. A menção foi entregue a Matheus nesta quinta-feira, 10.
Matheus ficou entre os 35 mil primeiros colocados de todo o Brasil. Ao todo mais de 250 mil estudantes de todo o Brasil participaram da Olímpiada.