Notícias de Caçador e Região

Aliduino Zanella lança livro sobre culinária italiana nesta sexta-feira

A culinária italiana será evidenciada nesta sexta-feira (24) na Câmara Municipal de Caçador, com o lançamento do livro “Rissete dela culinària dei imigranti (i)taliani stabilli ntel sud del Brasil” do professor e Mestre Talian Aliduíno Zanella.

O evento acontecerá às 17h, no plenário Osvaldo José Gomez, seguindo todos os protocolos de combate ao coronavírus.

Com aproximadamente 40 receitas inspiradas nos preparos dos avôs, e informações sobre os alimentos que tornam a culinária da Itália tão inesquecível, a obra, é ricamente ilustrada com fotos dos pratos elaborados por Aliduino e sua companheira de vida, Nair Faitta Zanella (in memoriam).

O livro orienta como combinar a variedade de alimentos à maneira italiana, com sugestões práticas e rápidas que aguçam o apetite e vontade de experimentar de qualquer pessoa. Ao mesmo tempo, valoriza o passado da família Zanella, mostrando, através da culinária, um pouco da trajetória dos avós do autor ao deixarem a Itália e enfrentarem a fase difícil no Brasil.

“A vida árdua do casal, imigrantes recém-chegados ao país, é narrada neste livro através dos pratos que meus avós elaboravam na época e que nos inspiram até hoje. O alimento era escasso, por isso, eles adaptaram o conhecimento com os produtos disponíveis e prepararam estas deliciosas receitas”, destaca.

Aliduino faz menção e presta homenagens a sua companheira de vida, Nair Zanella, falecida em abril deste ano. Foi Nair quem manipulou todos os pratos apresentados na obra, inspirando a produção e a publicação deste livro.

Veja Também

Comentários estão fechados.