Notícias de Caçador e Região

Alerta para surto de febre amarela, em Curitibanos

18 macacos foram encontrados mortos no interior de Curitibanos. Foi realizada a coleta de material de seis animais, sendo que dois positivaram para febre amarela. Com isso, as autoridades municipais estão se movimentando para incrementar a vacinação contra a doença. Até o momento não tem registro da doença em humanos.

O macaco não é transmissor da febre amarela, ele é hospedeiro. Quem transmite a doença é o mosquito Aedes Aegypti que também transmite dengue e outras doenças. A orientação é manter os cuidados para que não sejam proliferados os mosquitos e não se deve matar os macacos.

“Não chegou ainda nos seres humanos. É uma situação que estamos tentando evitar através de vacinação. Então de pronto, a Secretaria de Saúde já marcou para sábado a vacinação nos locais onde foram encontrados os macacos positivados”, destaca o prefeito de Curitibanos, Kleberson Lima.

De acordo com a diretora de saúde, Lediane Deon, os sintomas da febre amarela são parecidos com a da gripe e também com a Covid-19. A orientação é para que ao sentir os sintomas, a pessoa deve procurar um médico.

Outros macacos já foram encontrados mortos em Frei Rogério e nesta quinta-feira, 11, em São Cristóvão do Sul.

Com informações Portal Via Pública

Veja Também

Comentários estão fechados.