Notícias de Caçador e Região

Alencar participa de fórum sobre o monitoramento climático

O vice-prefeito Alencar Mendes participou, na tarde desta terça-feira, 6, de reunião promovida pela Epagri/Ciram para divulgar os resultados do Fórum Climático Catarinense, reunião mensal que reúne meteorologistas de instituições públicas e privadas de todo o Estado para realizarem em consenso a previsão de clima para os três meses seguintes.

Foram apresentados os diagnósticos da situação observada nos últimos 3 meses e os fenômenos motivadores das últimas e intensas precipitações que foram responsáveis pelo constante estado de alerta das últimas semanas.

Em especial, foram abordados os aspectos relacionados à previsão para os próximos três meses para toda a região.

A primeira destas condições é a redução do fenômeno La Niña, mas com uma inédita possibilidade de “emendar” com um período de El Niño. Tal condição favorece o atual exagero de chuvas que estamos vivenciando.

A condição ainda persiste durante o mês de junho, tendendo a normalizar em julho e agosto.

As características normais do Outono/Inverno, com veranico, nevoeiros, geada e até mesmo episódios de neve estão previstas para este período. A tendência é que este período de inverno seja bastante típico, com frios bem dosados e chuvas dentro das médias históricas para o período.

“Diante desta condição, é reconfortante podermos ao menos contar com modelos e conclusões sérias de institutos que se dedicam a estes estudos”, comenta Alencar.

Além das consequências para a agricultura, que depende da normalidade de condições tanto em relação às precipitações quanto em relação às temperaturas, a administração do Município em sua área urbana e rural é grandemente influenciada pelo clima, especialmente nas condições extremas.

“Não temos como influenciar diretamente no clima, mas precisamos estar  informados e preparados para enfrentar as adversidades provocadas por ele”, finaliza Alencar.

Veja Também

Comentários estão fechados.