Notícias de Caçador e Região

Alencar participa de Congresso do Observatório Social do Brasil

O vice-prefeito Alencar Mendes participou, nesta segunda e terça-feira, 9, do 1º Congresso do Pacto pelo Brasil – Calamidades X Eficiência da Gestão Pública, em Curitiba. No evento, que contou com palestras do juiz Federal Sergio Moro e do procurador Geral da República, Deltan Dallagnol, foram apresentadas as calamidades encontradas nas gestões pública e empresarial, os fatores que favorecem a corrupção nestes segmentos e o impacto na qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão.

Em contraponto, bons exemplos na gestão dos recursos públicos foram discutidos, bem como a construção de uma agenda positiva com a participação das prefeituras, câmaras de vereadores, órgãos de controle, entidades empresariais e sociedade civil.

O Observatório Social do Brasil entregou ainda para as prefeituras, sem custo, uma plataforma de pregão eletrônico para realizar licitações com mais transparência e confiabilidade. O objetivo é facilitar o trabalho nos processos e inibir a corrupção. Por meio do sistema, vai ser possível identificar quem são os compradores, os vendedores, os sócios das empresas e os preços praticados no mercado para pregões públicos mais seguros.  Outro benefício que o sistema oferece é o acesso à maior base nacional de micro e pequenas empresas do país.

Para Alencar, que participou do evento especificamente voltado às prefeituras, a apresentação das dificuldades, das experiências de sucesso e especialmente das perspectivas futuras, é capaz de trazer grandes benefícios para a administração. “Através de práticas de transparência e de conscientização de que a população é parte integrante de todo o processo, poderemos melhorar a prestação dos serviços públicos”, disse.

Ainda, segundo o vice-prefeito, a existência de organismos como o Observatório Social, é extremamente salutar para os gestores que desejam cada vez mais transparência e clareza no  manejo das funções e atividades públicas.

“Buscamos este aperfeiçoamento de nossa administração através de exemplos de boas práticas já implementadas em outros locais. Quem quer encontra um caminho. Quem não quer encontra uma desculpa”, finalizou.

 

Observatório Social do Brasil

O Observatório Social do Brasil é a maior rede em articulação da sociedade civil. Já são mais de 120 observatórios em atividade, em 19 estados, o que representa 15% de toda a população do país. O envolvimento de mais de três mil voluntários fez com que, em apenas quatro anos, mais de 1,5 bilhões de reais fossem economizados aos cofres municipais.

O trabalho feito pelo Observatório possibilita, em média, a recuperação de 10 a 15% dos orçamentos em compras municipais e nos últimos quatro anos houve um aumento expressivo da média de empresas que participam de licitações públicas, evitando muitas vezes acordos de preços e a divisão dos lotes.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.