Search
Close this search box.

Adolescentes debatem sexualidade e doenças transmissíveis

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Mais uma vez o programa Medicina Preventiva vai às comunidades de Caçador e dessa vez a parceria é com os Centros de Artes e Esportes Unificados-CEU.  A jornada começou no dia 5 de julho com a palestra do médico urologista Ricardo Rigo Bürkle, que falou sobre as mudanças do corpo na adolescência e cuidados com gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. O público atingiu cerca de 100 adolescentes, a maioria alunos das escolas Wanda Krieger Gomes e Hilda Granemann de Souza-CAIC. O médico trouxe relatos surpreendentes de sua experiência profissional e explicou detalhadamente as consequências de patologias como sífilis, HPV e herpes genital. “Não é falta de informação e sim a pouca importância que os jovens dão às DST´s e ao corpo que os levam a adquirir as doenças”, acredita.

No que se refere ao HPV, patologia causadora do câncer de colo de útero e incidência maior nos meninos de câncer de pênis, garganta e ânus, o médico relatou que o Ministério da Saúde dispõe de vacinas gratuitas em postos de saúde, as quais são pouco procuradas ainda pelos adolescentes. “O governo está preocupado com a saúde dos adolescentes e por isso ampliou a imunização do HPV através das vacinas. A população-alvo prioritária da vacina HPV é a de meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que receberão duas doses, com intervalo de seis meses”, explica o médico.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2017 demonstrou que mais da metade dos jovens brasileiros entre 16 e 25 anos possuem algum tipo de HPV. E, em 38,4% deles, trata-se do subtipos de alto risco, ou seja,  associados a câncer. A meta do órgão público para este ano é vacinar 80% de crianças nessa faixa etária, a fim de protegê-las contra os cânceres diretamente ligados ao HPV.

Nesta sexta-feira (13), a palestra gratuita acontece às 8h30, no CEU, com o médico ginecologista e obstetra Francisco Antônio Ogibowski e é aberta ao público em geral. E o último encontro será no mês de agosto com a ginecologista e obstetra Daniela Kist Busnardo, que falará também sobre sexualidade para a comunidade do entorno dos Centros no período da tarde, em dia e horário a confirmar.

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp