Notícias de Caçador e Região

Adeus, veranico! Tempo ‘vira’ em SC e calor dá lugar a frio intenso, temporais e ventos fortes

O veranico que surpreendeu os moradores de Santa Catarina no mês de julho está chegando ao fim. Um combo meteorológico se aproxima do Estado e a Defesa Civil alerta para queda de temperaturas, mar agitado com risco de ressaca, rajadas de vento e temporais isolados entre quinta-feira (28) e sábado (30).

De acordo com a Defesa Civil, parte de quinta será marcada pela presença de sol com poucas nuvens. Porém, no decorrer da tarde, a aproximação de uma frente fria deve proporcionar uma nova paisagem em SC.

O ar frio ocasiona um aumento da nebulosidade com previsão de pancadas de chuva na tarde desta quinta, que terá início nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e, na sequência, se propaga para as demais regiões ao longo da madrugada e manhã de sexta-feira (29).

O alerta da Defesa Civil é de que a chuva pode vir na forma de temporais isolados com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo do Extremo-Oeste ao Litoral Sul.

As temperaturas na quinta-feira chegam próximas e, pontualmente, até superam os 30°C no Litoral Norte, Sul e Extremo Oeste, atingem os 23°C no Planalto Sul e variam de 24°C a 28°C nas demais regiões.

Intensas rajadas de vento nesta quinta (28) e sexta (29)

As rajadas de vento iniciam também no período da tarde desta quinta (28) a partir da região do Grande Oeste e das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, ficando em torno de 55km/h. Já na sexta (29), elas seguem acompanhando a passagem da frente fria, englobando as regiões do Meio-Oeste ao Litoral, chegando aos 70km/h em algumas áreas.

O vento persiste ao longo de toda a sexta-feira, perdendo força ao longo da noite. A Defesa Civil informa que o risco de ocorrências associadas às rajadas de vento é alto nas áreas em laranja do mapa e moderado nas áreas em amarelo.

Sexta-feira com frio intenso

No decorrer da sexta, as condições de tempo melhoram com a entrada de uma massa de ar frio. As temperaturas no amanhecer chegam a 0°C na Serra, variam de 2°C a 8°C no Grande Oeste e parte do Planalto Norte, e de 10°C a 16°C nas demais regiões.

À tarde, as máximas não passam dos 10°C na Serra, 14°C no Grande Oeste, 20/C no litoral Norte e, de 13°C a 19°C, nas demais regiões.

Com o declínio acentuado da temperatura, a Defesa Civil informa que há risco moderado a alto para ocorrências associadas, e reforça a atenção para a população vulnerável, animais domésticos, o uso de agasalhos e prevenção de doenças em decorrência da baixa imunidade.

Rajadas de vento e ressaca no fim de semana

Na madrugada de sexta (29), em razão das fortes rajadas de vento que podem atingir os 80km/h, as condições são favoráveis para ressaca e ondas com pico de até 4 metros no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Litorânea.

Previsão para sábado (30)

O amanhecer de sábado segue frio e com chance de ocorrência de geada em cidades do Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. A atuação da massa de ar frio deixa o tempo estável, com predomínio de sol e poucas nuvens em Santa Catarina. O mar segue agitado em todo o litoral catarinense.

A temperatura no amanhecer é de -3°C na Serra, -1°C a 5°C no Grande Oeste, Planalto Norte, de 7°C a 13°C nas cidades próximas ao litoral, e de 4°C a 8° nas demais regiões. À tarde, as máximas chegam aos 21°C no Litoral norte, 20°C no Baixo/Médio Vale, e variam de 15°C a 19°C nas demais áreas.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.