Search
Close this search box.

Adami, Viposa e Tedesco entre as maiores do Sul do Brasil

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Adami S/A Madeiras, o Curtume Viposa e a Primo Tedesco, de Caçador, estão entre as 100 maiores de Santa Catarina e entre as 500 maiores empresas do Sul do Brasil.

Essa é a definição do ranking 500 Maiores do Sul, elaborado pela Revista Amanhã em parceria com a PwC, para a economia em Santa Catarina.

A Adami lidera o grupo das caçadorenses. No Sul, ocupa a 135ª posição e a 26ª em Santa Catarina. Já a Viposa vem na 232ª posição no Sul e na 51ª no Estado. Fechando a lista, o Tedesco é a 318ª no Sul do Brasil e a 78ª no Estado.

Lideranças

As empresas catarinenses lideram o Valor Ponderado de Grandeza (VPG – cálculo feito com base em patrimônio líquido, receita bruta e lucro ou prejuízo da empresa), principal indicador do estudo.

O valor somado das 100 maiores de Santa Catarina chegou a R$ 86,7 bilhões, o que representa um aumento de 21,2% em relação a 2011. Ainda somando os números das 100 maiores do Estado, a receita bruta das catarinenses cresceu mais de 25% em um ano.

Embora os lucros somados das catarinenses do ranking tenha caído 8,3% em relação a 2011 – o Paraná foi o único a conseguir dados positivos neste quesito -, Santa Catarina ainda se destaca pela rentabilidade. Na média estabelecida entre o valor ativo total das empresas, as catarinenses aparecem disparadas na frente com 7,4%, enquanto Rio Grande do Sul tem 4,9% e Paraná 3,9%.

Economia distribuída

Ao analisar as catarinenses que se destacaram no ranking, fica claro outro ponto em que o Estado se diferencia no Sul. No Rio Grande do Sul e no Paraná, a maior concentração de empresas no ranking está nas capitais, Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). Somente em Santa Catarina o cenário é alterado. Ao todo, 42 cidades estão representadas pelas 124 empresas catarinenses do ranking.

A Revista Amanhã realizará nos três estados cerimônias de premiação para as empresas que fazem parte do ranking das 500 maiores. Em Santa Catarina, o evento acontece no dia 1º de outubro, em Joinville – a cidade com mais empresas na lista -, na Expoville. Na ocasião, será realizado também um painel com o tema “Crescendo contra a corrente – É nas crises que se conhecem as empresas com vocação para prosperar”.

Mais notícias de economia>

 

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp