Notícias de Caçador e Região

Ações de prevenção ao suicídio são realizadas em Caçador

 

A Secretaria de Saúde de Caçador, através da Saúde Mental, com apoio do curso de psicologia da Uniarp,  realizou no sábado, 16, uma ação alusiva ao Setembro Amarelo, mês mundial de prevenção ao suicídio.

No Parque Central, os cidadãos foram sensibilizados, orientados através de conversas, panfletos e interações breves, como entrega de balões, a conversar sobre o assunto.

“A dor psíquica pode ser um mal silencioso, levando o indivíduo a buscar o fim da sua vida. Muitas pessoas fogem do assunto por medo, vergonha ou  desconhecimento. É preciso notar os sinais, uma pessoa próxima pode estar com ideias suicidas”, destaca a coordenadora da Saúde Mental, Renata Favarão.

De acordo com dados do Ministério da Saúde o suicídio é um problema de saúde pública. “Ocorrem diariamente 32 suicídios. Em média 1 morte a cada 45 minutos. Os números podem ser podem ser reduzidos com ações. Promovendo eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além da divulgação da importância do tema e como pode ser evitado”, comenta Renata.

“Agradeço a participação dos servidores da Saúde Mental de Caçador e em nome da professora Ana Claudia Lawless,  aos acadêmicos do curso de psicologia, que estiveram atuando conosco”, agradece a coordenadora.

AÇÃO DO NASF

No sábado, 22, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), no Martello, deve realizar uma ação de orientações e ressaltar os mecanismos de ajuda. A partir das 8h30 até ao meio dia. Em caso de chuva a ação será reagendada.

CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA

Há ainda a linha gratuita do Centro de Valorização da Vida (CVV) que através do número  188. É um serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Além dos atendimentos, o CVV desenvolve, em todo o país, outras atividades relacionadas a apoio emocional, com ações abertas à comunidade que estimulam o autoconhecimento e melhor convivência em grupo e consigo mesmo.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.