Na noite da última quarta-feira, 30 de novembro, a Ação Social do Contestado realizou a formatura de 37 jovens da primeira turma do curso de informática, no auditório municipal de Lebon Régis.
Autoridades locais, equipe coordenadora da Ação Social, familiares dos jovens e outros convidados participaram da cerimônia de entrega dos certificados.
O curso, oferecido gratuitamente, busca valorizar o potencial dos jovens e capacitá-los cada vez mais para o mercado de trabalho.
Para o formado, Heberson Cândido de Almeida, o curso é uma porta de outras oportunidades. “Só tenho a dizer obrigado por tudo! Ao bispo, coordenadores, professores, colegas. Eu fiz muitas amizades no curso. Não foi apenas uma metodologia, foi acolhimento! Soube do curso através de um assistente social que visitou minha casa e agradeço a ele por ter me avisado. Agora pretendo continuar minha formação e conseguir um bom emprego”, finalizou Heberson.
Pe. Márcio Martins, membro da equipe coordenadora do projeto, salientou que esta formatura foi uma primeira conquista, de algo que parecia distante, mas agora é uma realidade. “Nos alegramos por ver a alegria destes jovens. É um primeiro passo, mas é uma porta que se abre. Ficamos felizes por ajudar com esse trabalho. Enquanto pessoas de fé, acredito que estamos construindo o Reino de Deus através dessas oportunidades. Esses jovens tem necessidades e queremos que esse trabalho continue, criando outras alternativas pra eles”, destacou.
O bispo da Diocese de Caçador, Dom Frei Severino Clasen, salientou a satisfação da Diocese de Caçador, enquanto promotora dessa ação. “Isso significa a certeza de que esse empreendimento na vida social da nossa comunidade vai trazer frutos de humanismo, porque eles sonham! Cabe a nós como instituição fazer com que esses sonhos se realizem através de cursos e tantas outras iniciativas, que possibilite a eles explorarem suas capacidades,” disse o bispo.
“Me sinto grato! Principalmente nesses momentos nós vemos o quanto nosso trabalho vale a pena. Ver os alunos e as famílias tão felizes é muito gratificante. O dever foi cumprido e ainda há muito trabalho”, relatou Lucas Alan Burlin, coordenador da Ação Social do Contestado. De acordo com Lucas, os cursos profissionalizantes continuam no ano que vem e há mais projetos a serem desenvolvidos com diversas oficinas que incentivam a cultura.
A Ação Social do Contestado é uma parceria da Diocese de Caçador com a Fundação Weiss Scarpa, e visa oportunizar crianças e jovens à mais educação, saúde e lazer no contraturno escolar.