Notícias de Caçador e Região

Acadêmicos de Farmácia realizam orientações sobre uso correto de plantas medicinais

Acadêmicos da 4° fase do curso de Farmácia da UNIARP desenvolveram um trabalho de orientação sobre o uso correto das plantas medicinais. O trabalho faz parte da disciplina de Projeto Integrador. Dias 18, 19 e 20 de outubro, foi realizada a entrega do panfletos e orientações sobre o consumo ideal, modo de preparo, vantagens e possíveis riscos do uso de plantas medicinais e fitoterápicos, além de esclarecer dúvidas e despertar o interesse no autocuidado. A atividade envolveu usuários da Farmácia Municipal do SUS em Caçador.

A coordenadora do curso, professora Talita Granemann explica que é uma atividade extensionista prevista na matriz do curso de Farmácia para ser desenvolvida na disciplina de Projeto Integrador. “Tem a intenção de integrar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Fisiologia, avaliação e tratamento da dor, Práticas Integrativas e Complementares I e o Estágio/IESC II e levar estes conhecimentos para a comunidade”, comenta. “Estamos felizes e orgulhosos do empenho de nossos acadêmicos, que durante os três dias, beneficiaram mais de 300 pessoas com as orientações”, completa.

A professora Karine Luz destaca que durante a disciplina de Projeto Integrador os acadêmicos realizaram pesquisas e elaboraram o material impresso relatando os benefícios e uso correto de diversas plantas medicinais durante o estágio/IESC II.

A professora Eliana Rezende Adami, que ministra o estágio, relatou que os acadêmicos estão orientando os usuários sobre o uso correto de fitoterápicos para o controle da dor. Foram destacados os principais fitoterápicos que podem ser empregados no uso da dor e distribuídos folders com informações sobre as plantas. “Além disso, foi ressaltada a importância da preparação correta das infusões para manter os princípios ativos e obter resultados favoráveis de acordo com a indicação terapêutica, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida da população”, relata.

Veja Também

Comentários estão fechados.