Acadêmicos de Agronomia visitam segmentos de produção e comercialização de hortaliças, frutas e flores no PR

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Dias 18 e 19 de maio, acadêmicos do curso de Agronomia da UNIARP realizaram viagem de estudos interdisciplinar com o objetivo de conhecer outras realidades na área de produção e comercialização de hortaliças, frutas e flores. Foram visitados locais em Curitiba, Colombo e Araucária. Os acadêmicos estavam acompanhados pelas professoras Ma. Caroline de F. Esperança e Dra. Flávia Werner.

A visita começou pela Centrais de Abastecimento do Estado do Paraná (CEASA/PR), em Curitiba. A turma foi recepcionada pelos fiscais do Ceasa/PR Cleiton Ferreira, Valdecir Gregorio da Silva, Joarez Miranda e pela nutricionista Izaura Cabral.

Ao percorrer as unidades atacadistas numa área de 510 mil m², com mais de 4 mil produtores cadastrados, foi observado in loco a recepção e distribuição de produtos hortifrúti diversos como frutas (pequenos frutos, frutas tropicais, frutos exóticos), hortaliças (folhosas, legumes, tubérculos, etc.) e Mercado das Flores.

Durante a visita foram apresentados aos acadêmicos os volumes e preços médio dos produtos distribuídos na Ceasa nos últimos anos e o comportamento de algumas culturas em relação à perecibilidade e sazonalidade.

Após o almoço foi realizada a visita em produtores rurais no município de Colombo, com os responsáveis técnicos do IDR Eng. Agr. Raphael Branco de Araújo e Eng. Agr. João Reis os quais apresentaram sistemas de cultivo altamente tecnificados de hortaliças.

Os estudantes conseguiram verificar diferentes tipos de cultivo protegido das culturas do pimentão, pepino, tomate cereja, alface e rúcula, inclusive sistemas hidropônicos que vem ganhando relevância no cenário agropecuário, principalmente próximo as grandes cidades.

No segundo dia, os acadêmicos visitaram a Fazenda Urbana, local destinado à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades. Funciona como um centro de conexão entre o rural e o urbano, para transmitir inovação, conhecimentos tradicionais, agrícolas, gastronômicos e de sustentabilidade urbana.

No Jardim Botânico, os acadêmicos visitaram a estufa de 458 m2, que abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica, que cobre a Serra do Mar e a planície litorânea do Paraná.

No período da tarde do segundo dia de visita técnica, a visita foi na Fruticultura Gayer, em Araucária/PR. A propriedade conta com 29 hectares de cultivo de Ameixa em sistema de cultivo protegido. Além de visitar o pomar, obtendo informações sobre todo o manejo fitossanitário, de irrigação, adubação, polinização, colheita e outros manejos, também foi realizada visita ao packing house que realiza a limpeza, classificação, embalagem e armazenamento da ameixa em suas câmaras frias.

Saiba mais

A região de Caçador se destaca pela produção de hortaliças e frutas, especialmente tomate, cebola, alho, frutas de caroço, uva e maçã. Um grande número de produtores, empresas de assistência técnica e venda de insumos, entrepostos de comercialização e logística destes produtos movimentam econômica e socialmente a região. O curso de Agronomia da Uniarp inclusive foca a formação dos profissionais para atender a demanda deste setor em inúmeras disciplinas.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp