As atividades práticas começaram com a desmontagem da estrutura antiga e a lavagem das bombonas que servem de base para a nova barreira ecológica
Dia 10 de julho, acadêmicos da UNIARP bolsistas do programa Universidade Gratuita (UG), iniciaram as atividades do Projeto de Revitalização e Monitoramento da Eco Barreira do Rio do Peixe. O trabalho tem a supervisão da professora Angela Cristina Paviani.
As atividades práticas começaram com a desmontagem da estrutura antiga e a lavagem das bombonas que servem de base para a nova barreira ecológica.
Este projeto de extensão tem como objetivo revitalizar e monitorar a Eco Barreira do Rio do Peixe, contribuindo para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade da água. A Eco Barreira caracteriza-se como um mecanismo ambiental eficiente na sensibilização da população do município e da comunidade acadêmica, pois o processo de retenção de resíduos sólidos (lixo) na superfície da água serve como um alerta para a sociedade sobre as atividades que afetam os recursos hídricos do município.
Os acadêmicos participantes estão comprometidos em desenvolver uma série de atividades extensionistas que incluem o monitoramento e a caracterização dos resíduos sólidos retidos na Eco Barreira, além da implementação de ações de sensibilização da comunidade para os cuidados, destino correto do lixo e ações de educação ambiental.
O projeto promete trazer benefícios significativos para o município e servir como modelo para iniciativas semelhantes em outras áreas.