O curso de Psicologia da UNIARP, na disciplina de Ética e Legislação em Psicologia, ministrada pela professora mestre Ana Claudia Lawless, realizou nos últimos meses um programa de visitas envolvendo acadêmicos e profissionais psicólogos que atuam em diferentes áreas. O trabalho foi encerrado com uma roda de conversas que teve a participação dos psicólogos policiais André Luiz Bêber de Souza e Renato Jesus da Silva, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Caçador.
Os convidados explanaram à cerca de suas atuações profissionais, informando que o espaço de Psicólogo Policial é recente no Brasil, sendo que o estado de Santa Catarina foi pioneiro na inserção deste profissional em seu quadro de servidores efetivos.
Inicialmente o psicólogo atuava estritamente na avaliação psicológica para expedição da Carteira Nacional de Habilitação. Com a reorganização da Secretaria de Segurança Pública e as redefinições do Detran o psicólogo policial passou a realizar novos trabalhos, e o principal foi no auxílio às mulheres vítimas de violência.
No decorrer do tempo as Delegacias da Mulher passaram a atender também crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência, ampliando assim o quadro de atuação do psicólogo policial. Atualmente são 79 profissionais da Psicologia atuando na Polícia Civil. Cabe ressaltar que alguns destes profissionais atuam na área de promoção de saúde dos policiais civis, atuando nas Diretorias de Florianópolis, Itajaí, Curitibanos e Chapecó. Explicaram ainda, como ocorre a permanência da ética e do sigilo do Código de Ética que rege e fiscaliza suas atribuições.
“A visita oportunizou um novo aprendizado, uma vez que gerou extremo interesse e curiosidade dos discentes”, explica Ana Claudia. A matriz curricular do curso de Psicologia não contempla essa abordagem, por se tratar de uma área emergente na atuação desta prática profissional. Ela aproveitou ainda para agradecer a colaboração, parabenizando os colegas pelo importante trabalho prestado.