Nesta terça-feira, 15, a UNIARP por meio do curso de Agronomia realizou a abertura do I Workshop de Atualização em Fruticultura. O evento prossegue nesta quarta-feira, discutindo os desafios e as atuais demandas do setor de fruticultura na região Meio Oeste de Santa Catarina. A região é destaque nacional na produção de frutas de clima temperado, especialmente maçã, uvas de mesa, vinho e suco e frutas de caroço.
O professor Everlan Fagundes, um dos organizadores do evento, informa que o objetivo do workshop é oferecer aos acadêmicos uma oportunidade de aprimorar e atualizar os conhecimentos em fruticultura. A abertura contou com a presença do pesquisador da Epagri, engenheiro agrônomo José Luiz Petri e do engenheiro agrônomo Alessandro Paviani, vice-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Caçador (AEAC).
A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Everlan Fagundes sobre “A importância da Fruticultura de Clima Temperado para a região Meio Oeste”. Na sequência, o engenheiro agrônomo André Luiz de Souza falou sobre o tema: “Fruticultura de caroço na região Meio Oeste Catarinense”.
A mesa de debates da primeira noite teve a participação do professor Me. engenheiro agrônomo Everlan Fagundes, prof. Dr. engenheiro agrônomo André Luiz Külkamp de Souza e o acadêmico e fruticultor César Denardi. O evento conta com patrocínio das empresas Zatonelli e Plenna Assessoria.
Nesta quarta-feira, 16, a palestra será sobre “Manejo e Instalação de vinhedos”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Alessandro Paviani. Depois, será realizada a palestra: “Macieira- novas tecnologias na condução”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Guilherme Sander, seguido de mesa redonda com engenheiros agrônomos e pesquisados da área da fruticultura.