Notícias de Caçador e Região

Acadêmico desenvolve projeto de bancada para testes de emissão de gases e ruídos de motocicletas

O acadêmico Anderson Sicka de Oliveira do curso de Engenharia Mecânica da UNIARP realizou no dia 08 de dezembro a apresentação do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolvido sob orientação do professor Felippe Cesa. Anderson apresentou o projeto de uma bancada testes para a aplicação nos laboratórios de engenharia da Universidade.

O acadêmico desenvolveu um projeto detalhado de uma bancada que em funcionamento permite aos acadêmicos realizar testes de emissão de gases e ruído no sistema de exaustão de motocicletas. Na pesquisa foi realizado o estudo de instruções normativas, definidas por órgãos ambientais, para os requisitos tanto para equipamentos, quanto procedimentos de execução destes testes.

A aplicação do projeto vai auxiliar a preparação profissional dos acadêmicos, permitindo uma relação prévia com instrumentos que possivelmente encontrarão no mercado de trabalho. Em funcionamento este tipo de bancada também permitirá aprimorar conhecimentos teóricos a partir de atividades práticas, tornando possível também, a realização de experimentos. “Acadêmicos e professores terão a possibilidade de analisar e testar se os sistemas de exaustão dos veículos utilizados atualmente estão de acordo com limites de emissão de gases e ruídos definidos por lei. Permitindo a partir dos resultados obtidos, desenvolver projetos de sistemas voltados a atenuar estes níveis de emissão, trazendo benefícios para o meio ambiente e sociedade”, explica. No projeto do acadêmico foram desenvolvidos todos os desenhos de fabricação e lista de materiais e equipamentos necessários para sua aplicação.

trevo-todas-materias

wpp

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.