Search
Close this search box.

Acadêmico da Uniarp implanta sistema de coleta de água da chuva para irrigar horta escolar

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O acadêmico Miguel Ricardo Petri Rambo do curso de Agronomia da Uniarp implantou um sistema de coleta de água da chuva e irrigação por gotejamento na horta escolar da Escola de Educação Básica Municipal Castelhano.

Uma tubulação com filtros foi montada na cobertura da escola e toda a água da chuva é direcionada para uma caixa. A água armazenada é usada para irrigar alface, repolho, temperos verdes e outras hortaliças produzidas sem agrotóxicos.

O trabalho contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação e também de agricultores que doaram os materiais necessários. O projeto do acadêmico foi apresentado como requisito para obtenção da Bolsa do Paec do curso de Agronomia, sob orientação do professor Amador Tomaselli.

Em 2015 a mesma escola foi beneficiada com o projeto Horta na Escola onde Miguel realizou a construção de uma horta no ambiente escolar. “Em 2016 apliquei um projeto com o intuito de incentivar o consumo de hortaliças na merenda escolar. E, em 2017 iniciei o projeto de captação de água da chuva para irrigação da horta escolar. O objetivo é aumentar a produtividade da horta de forma sustentável”, relata o acadêmico.

“Em dias chuvosos a água é estocada na caixa para utilização nas hortaliças em dias de estiagem. Para isso, é necessário apenas abrir o registro, pois foi implantando um sistema de mangueiras para distribuição da água e uso do gotejamento em toda horta”, explica. “Aproveito para agradecer todos que ajudaram neste projeto, como a Secretaria de Educação, professores, alunos e funcionários, além da direção da escola, os produtores e também a Uniarp e o curso de Agronomia que sempre incentivam a gente a realizar projetos para beneficiar a comunidade”.

Dia 06 de julho, a secretária Municipal de Educação, Josete Maria de Lemos Estrowispy e o secretário adjunto Wagner Severgnini estiveram na escola conhecendo de perto o trabalho.

Voluntário

Miguel é voluntário da escola e cuida inclusive de toda a parte da jardinagem. Seus dois filhos estudam na escola Castelhano e ele vê o trabalho como uma forma de retribuição. “É importante este envolvimento. Como pai, quero a melhor educação para meus filhos e em troca, ajudo a escola”, salienta.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp