Notícias de Caçador e Região

Acadêmico da Uniarp desenvolve projeto de horta com práticas de permacultura

O acadêmico Juliano Tasca Bisotto do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e bolsista do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC) da Uniarp desenvolveu um projeto de extensão de uma horta na escola com práticas sustentáveis de Permacultura.

O projeto foi desenvolvido na Escola de Educação Básica Doutor Naya Gonzaga Sampaio de Caçador no segundo semestre de 2018. O projeto teve orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos.

O projeto iniciou com a aplicação de um questionário semiestruturado para analisar a percepção dos alunos quanto ao tema meio ambiente. Após aplicação do questionário foi possível interpretar a necessidade da educação ambiental dos alunos quando a diversos temas voltados para o meio ambiente.

Buscando reverter essa necessidade foram aplicadas aulas e palestras voltadas ao tema que apresenta uma carência. Juntamente com essa atividade foi desenvolvida uma horta com a utilização de práticas de permacultura (que busca a utilização da natureza em favor do desenvolvimento sustentável da atividade exercida) na horta escolar.

O acadêmico explica que durante o desenvolvimento do estudo foi possível analisar que os alunos necessitam da interação direta com o meio ambiente, visto que muitos nunca realizam o plantio de mudas nativas ou hortaliças. “Com o projeto, os alunos apresentaram uma melhor percepção sobre o meio ambiente e práticas sustentáveis no dia-a-dia. Eles desenvolveram a horta desde seu início com a preparação do solo, desenvolvimentos das leiras por meio de tijolos ecológicos, plantio das mudas e a colheita das espécies plantadas”, relata.

O trabalho é de caráter continuo e será aplicado em demais turmas da instituição, como também em outras escolas de Caçador.

Veja Também

Comentários estão fechados.